Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de modelo para cálculo de desperdício associado ao processamento de instrumentais cirúrgicos consignados * * Artigo extraído da tese de doutorado “Desperdício associado ao processamento de instrumentais cirúrgicos consignados não utilizados por cancelamento de cirurgias eletivas: proposição de modelo”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Código de Financiamento 001, Brasil.

Objetivo:

avaliar o desperdício gerado pelo processamento de instrumentais cirúrgicos consignados em cirurgias ortopédicas eletivas e propor um modelo de cálculo de desperdício associado ao processamento de instrumentais cirúrgicos consignados.

Método:

estudo quantitativo, descritivo-exploratório, do tipo estudo de caso, realizado em hospital universitário de grande porte, em duas fases: (1) retrospectiva pela consulta aos registros administrativos de cirurgias ortopédicas eletivas canceladas, com previsão de uso de materiais consignados para identificação das subespecialidades com maior demanda e (2) prospectiva por meio de observações diretas, não participantes, do processamento de instrumentais cirúrgicos consignados preparados para as cirurgias identificadas e proposição de modelo de cálculo de desperdício associado ao processamento desses materiais.

Resultados:

foram identificadas as cirurgias de artroplastia de quadril, artrodese de coluna e artroplastia de joelho, com maior demanda, resultando em 854 caixas de instrumentais cirúrgicos consignados processados e não utilizados. O desperdício do processamento foi estimado em R$ 34.340,18 (US$ 6,359.30).

Conclusão:

a equação proposta permitiu calcular o desperdício relacionado à produção e não utilização de caixas de instrumentais cirúrgicos consignados para procedimentos ortopédicos e pode instrumentalizar os enfermeiros para o planejamento pautado em dados institucionais, assistenciais e financeiros, visando ao melhor aproveitamento dos recursos através da identificação do desperdício.

Descritores:
Enfermagem Perioperatória; Custos e Análise de Custos; Procedimentos Cirúrgicos Eletivos; Avaliação em Saúde; Custos Hospitalares; Esterilização


Destaques:

(1) Cálculo de desperdício associado ao processamento de instrumentais cirúrgicos.

(2) Processamento de materiais consignados.

(3) Custos relacionados a materiais consignados.

(4) Proposta de modelo de cálculo de desperdício.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br