Acessibilidade / Reportar erro

Fatores preditivos do uso de álcool e tabaco em adolescentes

OBJETIVOS:

analisar o efeito da autoestima, assertividade, autoeficácia e resiliência sobre o consumo de álcool e tabaco em adolescentes.

MÉTODO:

estudo descritivo correlacional com 575 adolescentes, realizado no ano 2010. Foram utilizadas a Escala de Autoestima, o Questionário de Confiança Situacional, o Questionário de Assertividade e a Escala de Resiliência.

RESULTADOS:

o ajuste do modelo de regressão logística, considerando a idade, sexo, autoestima, assertividade, autoeficácia e resiliência foi significante em relação ao consumo de álcool e tabaco. A idade, resiliência e assertividade foram preditores do consumo de álcool em algum momento na vida e a idade e a assertividade foram preditores no último ano. Para o consumo de tabaco, a idade e o sexo foram preditores em algum momento na vida e a idade no último ano.

CONCLUSÃO:

este estudo pode proporcionar informações importantes para o planejamento de intervenções de enfermagem em adolescentes usuários de álcool e tabaco

Autoimagem; Assertividade; Autoeficácia; Resiliência Psicológica


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br