Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da técnica de tosse durante injeção subcutânea de heparina na intensidade da dor e satisfação individual

Objetivo:

examinar o efeito da técnica de tosse de média intensidade durante injeção subcutânea de heparina de baixo peso molecular na intensidade da dor e satisfação individual em pacientes submetidos à cirurgia geral.

Método:

estudo prospetivo, quasi experimental que incluiu 100 pacientes que haviam recebido uma injeção subcutânea de heparina de baixo peso molecular em 24 horas. Cada paciente recebeu duas injeções pelo mesmo pesquisador usando a técnica de injeção padrão com técnica de tosse de média intensidade e apenas técnica de injeção padrão.

Resultados:

houve diferença estatisticamente significativa entre as pontuações médias dos pacientes quanto à gravidade da dor e níveis de satisfação após as injeções administradas pelas duas técnicas (p = 0,000). Além disso, verificou-se que o sexo do paciente afetou a intensidade da dor relacionada à injeção, mas não afetou o nível de satisfação individual.

Conclusão:

a técnica de tosse de média intensidade reduz a intensidade da dor e aumenta a satisfação de pacientes submetidos à cirurgia geral recebendo injeções subcutâneas de heparina de baixo peso molecular. Registro do ensaio clínico: NCT05681338.

Descritores:
Técnica de Tosse; Método não Farmacológico; Enfermagem; Dor; Satisfação do Paciente; Injeção Subcutânea de Heparina


Destaques:

(1) As injeções subcutâneas de heparina causam dor no local da injeção.

(2) Muitas vezes, os enfermeiros ficam indecisos quanto ao uso de técnicas eficazes no tratamento da dor.

(3) Existe a necessidade de uma técnica eficaz, fácil e simples de aplicar.

(4) O uso da técnica de tosse é eficaz em injeções subcutâneas de heparina.

(5) A técnica de tosse de intensidade média pode ser facilmente usada para reduzir a dor.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br