Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras

Objetivo:

avaliar a associação entre diferentes formas de trauma na infância e depressão pós-parto em puérperas brasileiras.

Método:

estudo transversal incluiu 253 puérperas que foram avaliadas pela Edinburgh Postnatal Depression Scale e pelo Childhood Trauma Questionnaire . Análises multivariadas de regressão logística foram realizadas para verificar a associação entre diferentes tipos de trauma e a coocorrência de formas de abuso e negligência com depressão pós-parto.

Resultados:

a depressão pós-parto foi identificada em 93 mulheres (36,8%; Intervalo de Confiança de 95%: 30,8-42,7). Todas as formas de trauma na infância avaliadas (abuso emocional, negligência emocional, abuso físico, negligência física e abuso sexual) foram independentemente associadas à depressão pós-parto após ajuste para variáveis de confusão. O abuso emocional permaneceu associado à depressão pós-parto quando foi analisada a coocorrência de todas as formas de trauma na infância.

Conclusão:

os resultados sugerem associação entre as diferentes formas de trauma na infância e depressão pós-parto. Nesse sentido, o trauma na infância é um indicador para os profissionais de Enfermagem rastrearem fatores de risco de depressão pós-parto durante o acompanhamento obstétrico.

Descritores:
Depressão Pós-Parto; Transtorno Depressivo; Experiências Adversas da Infância; Saúde da Mulher; Abuso Sexual na Infância; Abuso Emocional


Destaques:

(1) Alta prevalência (36,8%) de depressão pós-parto (DPP) entre puérperas.

(2) Associação significativa entre todos os traumas na infância e DPP.

(3) O abuso emocional foi o trauma na infância com maior influência na DPP.

(4) Na coocorrência de traumas, o abuso emocional permaneceu associado à DPP.

(5) Há necessidade de que os profissionais de Enfermagem avaliem os traumas na infância durante a gravidez.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br