Acessibilidade / Reportar erro

COVID-19: Associação da classificação de risco com o Modified Early Warning Score e os desfechos hospitalares

Objetivo:

avaliar a associação das categorias de classificação de risco com o Modified Early Warning Score e os desfechos dos pacientes com COVID-19 no serviço de emergência

Método:

estudo transversal, realizado com 372 pacientes internados com diagnóstico de COVID-19 atendidos no Acolhimento com Classificação de Risco no Pronto-Atendimento. Neste estudo, o Modified Early Warning Score dos pacientes foi categorizado em sem e com deterioração clínica, de 0 a 4 e de 5 a 9, respectivamente. Foram consideradas deteriorações clínicas a insuficiência respiratória aguda, choque e parada cardiorrespiratória.

Resultados:

o Modified Early Warning Score médio foi de 3,34. Em relação à deterioração clínica dos pacientes, observou-se que em 43% o tempo para deterioração foi menor de 24 horas e que 65,9% delas ocorreu no pronto-socorro. A deterioração mais frequente foi a insuficiência respiratória aguda (69,9%) e o desfecho foi o de alta hospitalar (70,3%).

Conclusão:

pacientes com COVID-19 que tiveram Modified Early Warning Score 4 foram associados às categorias da classificação de risco urgente, muito urgente e emergente e tiveram mais deterioração clínica, como a insuficiência respiratória e o choque, e evoluíram mais a óbito, o que demonstra que o Protocolo de Classificação de Risco priorizou corretamente os pacientes com risco de vida.

Descritores:
Escores de Alerta Precoce; MEWS; Classificação de Risco; Enfermagem; Emergência; COVID-19


Destaques:

(1) Associação do Modified Early Warning Score com a Classificação de Risco.

(2) Demonstração de acurácia da classificação de risco em priorizar os pacientes graves.

(3) Aumento da segurança através da correta estratificação dos pacientes graves.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br