Acessibilidade / Reportar erro

Resposta emocional de pacientes cardiológicos críticos durante a higiene em cuidados intensivos: um estudo prospectivo e descritivo

Objetivo:

analisar a resposta emocional de pacientes críticos conscientes durante a higiene diária em uma unidade de terapia intensiva cardíaca e compará-la considerando ou não as experiências prévias.

Método:

estudo prospectivo e descritivo. Foi aplicado questionário ad hoc de 30 itens a 148 pacientes, com base na higiene do primeiro dia. Foram feitas perguntas sobre sentimentos durante a higiene e aspectos positivos e negativos da experiência. Os pacientes foram comparados considerando o fato de terem sido higienizados anteriormente.

Resultados:

67,6% eram homens e a idade média foi de 67±15 anos. 45,9% apresentavam conformismo, 27% se sentiram envergonhados e 86,3% estavam gratos por terem conversado com eles durante a higiene; 33,1% dos pacientes acamados nunca haviam recebido cuidados de higiene no leito, eram significativamente mais jovens e solteiros, e tinham um senso de limpeza mais baixo; 32% expressaram que gostariam que um membro da família ajudasse na higiene.

Conclusão:

os pacientes não se sentiram invadidos em sua intimidade quando receberam os cuidados de higiene e apreciaram a comunicação com o pessoal de saúde durante o procedimento. Os pacientes que não tinham recebido cuidados de higiene no leito anteriormente são mais jovens, sentem-se mais constrangidos e mais incomodados pelas interrupções, sendo mais conscientes delas.

Descritores:
Higiene; Higiene da Pele; Cuidados Críticos; Enfermeiras e Enfermeiros; Emoções; Unidades de Cuidados Coronarianos


Destaques:

(1) Compreender as emoções dos pacientes é essencial para um atendimento de qualidade na UTI.

(2) O estudo fornece uma visão geral do que a maioria dos pacientes pensa sobre higiene.

(3) O estudo permite aprofundar os aspectos mais íntimos dos cuidados prestados.

(4) O estudo permite que os cuidados sejam adaptados às necessidades expressas.

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br