Acessibilidade / Reportar erro

Do riscado à assinatura. Um exemplo de solução sinthomática numa pessoa autista1 1 Como o leitor irá notar, os autores travam um diálogo com Éric Laurent em A batalha do autismo. Ao longo do texto, estabelecem uma distinção entre rayure, griffure e griffe. Na tradução brasileira do livro de Laurent, rayure possui uma única ocorrência, vertida por Claudia Berliner por “riscado”, aqui adotado — em francês se fala, por exemplo, de un disque rayé, “um disco riscado”. Assim, teremos respectivamente: “riscado” (rayure), “arranhão” (griffure) e “grifo” (griffe). Correndo o risco de perder alguns dos jogos e desenvolvimentos etimológicos explorados ao longo do texto, optamos por traduzir griffure por “arranhão” — como se diz de uma pessoa que, não sabendo tocar muito bem, “arranha” umas notas no violão — e griffe por “grifo” — que remete tanto à garra (como a de uma águia) quanto ao instrumento que se usava antigamente para gravar uma marca com valor de assinatura (daí as roupas “de grife”, “de marca”). (N. da T.)

From scratch to signature. An example of symptomatic solution in the cure with an autistic person

De la rayure à la signature. Un exemple de solution sinthomatique chez une personne autiste

Desde la raya hasta la firma. Un ejemplo de solución sintomática en una persona autista

A partir da apresentação do atendimento de um jovem autista no âmbito de um dispositivo que utiliza seu interesse pela música e sons em geral, os autores se esforçam para mostrar como se pode orientar a cura a partir de noções de riscado (testemunho da recusa que a pessoa autista remete ao outro), arranhão (primeira inscrição da descontinuidade operada no real) e assinatura (transformação do arranhão permitindo uma apresentação do sujeito autista no mundo do Outro).

Palavras-chave:
Autismo; música; psicanálise; assinatura


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com