Acessibilidade / Reportar erro

DA IMPLANTAÇÃO À DISSEMINAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA

RESUMO

Objetivo:

conhecer o processo de implantação e disseminação do Método Canguru no estado de Santa Catarina.

Método:

pesquisa sócio histórica com abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada de janeiro a novembro de 2019, por meio de entrevistas com 12 fontes orais. A análise foi realizada à luz da análise genealógica proposta por Foucault, com o auxílio do software Atlas.ti Cloud®.

Resultados:

o processo de implantação e disseminação do Método Canguru, em Santa Catarina, aconteceu a partir da quebra de resistências à luz do saber científico, capacitações e sensibilizações que contagiaram aos poucos os profissionais de saúde para a incorporação dos novos saberes na prática do Cuidado Neonatal.

Considerações finais:

a implantação do Método Canguru, enquanto política pública de saúde configurou uma mudança de paradigma no Cuidado Neonatal em Santa Catarina. Embora cientificamente respaldado, levou anos para se concretizar no estado e ainda enfrenta resistências.

DESCRITORES:
Método canguru; Recém-nascido prematuro; Enfermagem neonatal; Unidades de terapia intensiva neonatal; Políticas públicas de saúde; História da enfermagem; Enfermagem; Enfermeiras neonatologistas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br