Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL DEMOGRÁFICO, FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE PROFISSIONAIS EXECUTANTES DA CATETERIZAÇÃO INTRAVENOSA PERIFÉRICA NO BRASIL

RESUMO

Objetivo:

descrever o perfil demográfico, formação e a experiência prática de profissionais que realizam a cateterização intravenosa periférica no Brasil.

Método:

estudo transversal descritivo, realizado nas cinco macrorregiões do Brasil com 2.584 profissionais de enfermagem que atuavam no cuidado direto de pacientes submetidos à cateterização intravenosa periférica, utilizado um questionário contendo características demográficas, formação e experiência dos profissionais. A coleta ocorreu entre julho de 2021 e maio de 2022. Empregou-se estatística descritiva, Teste de Anova 1 Fator, Teste do Qui Quadrado de Pearson para k amostras independentes e Teste de comparações múltiplas de Tukey e resíduos ajustados.

Resultados:

a maior parte dos profissionais de enfermagem residiam na macrorregião sudeste, eram mulheres. A média de idade dos enfermeiros foi de 39,52 (±8,74) anos, dos técnicos de 39,66 (±9,22) anos e dos auxiliares de enfermagem de 40,61 (±10,57) anos. O tempo médio de formação dos enfermeiros foi igual a 11,83 (±8,18) anos, dos técnicos de enfermagem 10,81 (±7,62) anos e auxiliares de enfermagem 11,19 (±8,33) anos. Durante o processo formativo a maioria dos profissionais recebeu aulas de farmacologia, dispositivos de acesso vascular e cateterização venosa. O número médio de dispositivos inseridos por enfermeiros, em turno de 12 horas, foi inferior à média inserida por técnicos e auxiliares de enfermagem.

Conclusão:

enfermeiros não se reconhecem como profissionais legalmente responsáveis pelo procedimento de cateterização intravenosa periférica e a implementação da terapia intravenosa é predominantemente realizada pelos técnicos e auxiliares de enfermagem. O processo formativo é incipiente.

DESCRITORES:
Cateterismo periférico; Infusões intravenosas; Equipe de enfermagem; Competência profissional; Competência clínica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br