Acessibilidade / Reportar erro

ENSINO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: AÇÕES E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES

RESUMO

Objetivo:

apresentar e discutir ações e estratégias utilizadas por professores que ensinam o brinquedo terapêutico nos Cursos de Graduação em Enfermagem.

Método:

pesquisa qualitativa, que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário constituiu-se de disciplinas que envolvem o ensino teórico-prático da enfermagem pediátrica, inseridas nos currículos do Curso de Graduação em Enfermagem. Participaram 18 docentes e três enfermeiros, envolvidos com o processo de ensino do brinquedo terapêutico no cenário teórico-prático, sendo os dados coletados por meio de observação participante e entrevista semiestruturada.

Resultados:

revelou-se que a mobilização do professor para ensinar o brinquedo terapêutico no Curso de Graduação é permeada por constante preocupação em oferecer e promover ao aluno uma aprendizagem significativa, o que busca fazer por meio de estratégias de ensino que envolvem: dramatização de sessões do brinquedo terapêutico, resgate da infância e do brincar, utilização de recursos audiovisuais sensibilizadores da aprendizagem, a simulação realística como inovação, a ampliação de possibilidades do uso do brinquedo terapêutico, o reapresentar do brinquedo terapêutico ao aluno no início da atividade prática, providenciar o material para essa prática e a inserção da temática no processo de avaliação.

Conclusão:

os resultados contribuem para auxiliar os docentes na tarefa de despertar e introduzir o aluno no universo do brinquedo terapêutico, favorecendo seu aprendizado e a incorporação sistemática na vida acadêmica e, futuramente, como enfermeiro, quando deverá promover a inserção do brinquedo terapêutico na assistência à criança, para preservar e proteger o seu direito de receber um atendimento qualificado.

DESCRITORES:
Ensino; Educação em enfermagem; Enfermagem pediátrica; Jogos e brinquedos; Aprendizagem baseada em problemas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br