Acessibilidade / Reportar erro

PERCURSO CUIDATIVO-EDUCATIVO DIALÓGICO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO COM PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

RESUMO

Objetivo:

desvelar saberes e práticas sobre envelhecimento ativo a partir da proposta educativo-cuidativo dialógica com profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Método:

pesquisa convergente assistencial desenvolvida com profissionais da Estratégia Saúde da Família, em um município do Norte Central do Paraná-Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 14 profissionais com duração média de 12 minutos seguida de Círculo de Cultura com quatro profissionais e duração de 59 minutos, seguindo as etapas educativas do mesmo, a saber: investigação, tematização e desvelamento. As premissas da dialogicidade de Freire foram utilizadas como referencial teórico.

Resultados:

os dados demostram que os profissionais têm: concepções diversas sobre o envelhecer; distintas formas de conceituar o envelhecimento ativo e escassez de sistematização para o cuidado ao idoso robusto. Esses achados foram a base para o delineamento educativo dialógico que permitiu transformar e construir novos saberes sobre a temática.

Conclusão:

o percurso cuidativo-educativo dialógico permitiu a definição coletiva sobre envelhecimento e a compreensão sobre o envelhecer ativo, possibilitando assim, avançar para a promoção do cuidado integral ao idoso. A abordagem de pesquisa convergente assistencial apresenta-se como eficaz para estudos de cunho educativo dialógico pela inserção no contexto de estudo e construção coletiva pautada na realidade.

DESCRITORES:
Saúde do idoso; Envelhecimento; Saúde da família; Educação continuada; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br