Accessibility / Report Error

DISPOSITIVOS INTRA-HOSPITALARES E PRÁTICAS ASSISTENCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A INTEGRALIDADE E CONTINUIDADE DO CUIDADO

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção do cuidado em um hospital público e os dispositivos utilizados para a atenção integral.

Método:

trata-se de uma pesquisa de interferência em saúde, em que a coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2019 a junho de 2022. Foram realizadas observações e registros em diário de campo do pesquisador, entrevistas individuais com coordenadores e gerentes, e grupos focais com trabalhadores de um hospital de grande porte de Belo Horizonte, Minas Gerais. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo temático.

Resultados:

foram identificados dispositivos que contribuem para a construção de novas práticas de gestão e cuidado, como o projeto Lean nas Emergências (ferramentas do Fast Track, Kanban e Huddles); o Núcleo Interno de Regulação; a atuação dos médicos hospitalistas, comanejadores e coordenadores de plantão; a atuação da equipe de atenção domiciliar dentro do hospital; e os dispositivos para a gestão interdisciplinar, como as corridas de leitos interprofissionais, discussões de casos e a construção compartilhada dos projetos terapêuticos.

Conclusão:

verificou-se que os dispositivos implementados contribuem para a transformação do modo de produção em saúde e do processo de trabalho em favor da integração do hospital ao sistema de saúde.

DESCRITORES:
Integralidade em saúde; Continuidade da assistência ao paciente; Modelos de assistência à saúde; Reestruturação hospitalar; Redes comunitárias de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br