Acessibilidade / Reportar erro

PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS: BASES CONCEITUAIS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO - PARTE II

RESUMO

Objetivo:

apresentar e discutir bases conceituais e métodos de avaliação da validade de conteúdo, de construto e de critério dos instrumentos de medida autorrelatada.

Método:

estudo teórico embasado nos conceitos do Consensus-based Standards for the Selection of Health Measurement Instruments e os avaliados no Evaluating the Measurement of Patient-Reported Outcomes, que contempla conceitos de avaliação de instrumentos para apreciação de resultados relatados pelo paciente.

Resultados:

a validade é significante para a qualidade metodológica de um instrumento; entretanto, é um critério relativo, visto que depende da adequação do instrumento na qual se pretende medir. Há três diferentes propriedades de medição de validade descritas na literatura: a validade de conteúdo, de construto e de critério.

Conclusões:

como a validade é uma importante propriedade, recomenda-se que seja verificada nos estudos que tiveram como objetivo desenvolver novas escalas e naqueles que adaptaram e validaram para outra cultura ou população.

DESCRITORES:
Psicometria; Estudos de validação; Inquéritos e questionários; Reprodutibilidade dos testes

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br