Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS NO ALOJAMENTO CONJUNTO E SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO SEGUNDO ALTA EM ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO

RESUMO

Objetivo:

descrever as práticas que favorecem o aleitamento materno realizadas no alojamento conjunto e satisfação com o atendimento recebido segundo alta em aleitamento materno exclusivo.

Método:

estudo quantitativo realizado entre julho de 2020 e setembro de 2021 em uma maternidade escola no Sul do Brasil, participaram 756 puérperas por meio de questionário online 20 dias após a alta hospitalar. Os dados foram analisados de forma descritiva, frequência absoluta e relativa, foi aplicado o teste de chi-quadrado para verificar uma diferença estatística segundo o desfecho alta em aleitamento materno exclusivo.

Resultados:

a prevalência da alta em aleitamento materno exclusivo foi de 85,0% e as práticas que apresentaram associação com o desfecho foram as orientações quanto aos sinais de prontidão para a mamada (69,0% versus 57,5%), a posição e pega correta (94,1% versus 86,7%), a livre demanda (79,2% versus 69,0%), o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e complementado até os dois anos (77,9% versus 67,3%); e a prática da não oferta de outro leite durante a internação (88,5% versus 17,1%). A satisfação com o atendimento recebido foi elevada (95,0%) e não apresentou associação com o desfecho de alta em aleitamento materno exclusivo.

Conclusão:

a maioria das mulheres atendidas teve acesso às práticas que favorecem o aleitamento materno e a educação em saúde trouxe impacto positivo para o aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar.

DESCRITORES:
Aleitamento materno; Alojamento conjunto; Política de saúde; Saúde da mulher; Recém-nascido; Período pós-parto; Educação em saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br