Accessibility / Report Error

TELESSIMULAÇÃO SÍNCRONA E OBSERVACIONAL EM SAÚDE: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo

mapear as etapas e componentes necessários para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional no contexto do desenvolvimento de competências clínicas voltadas a estudantes e profissionais de saúde.

Método

scoping review sustentada pelas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews: Checklist and Explanation e pelos pressupostos do método Joanna Briggs Institute Reviews’ manual. Realizou-se a busca em novembro de 2021 em 13 bases de dados, totalizando nove estudos na amostra final, analisados por meio de Análise Temática.

Resultados

desenvolveram-se duas categorias: etapas e componentes para a operacionalização de um design de telessimulação síncrona e observacional; e desafios para implementar a telessimulação síncrona e observacional.

Conclusão

a operacionalização da telessimulação síncrona e observacional vem sendo sustentada por um design instrucional de seis etapas, caracterizadas pelo planejamento, preparação, participação, teledebriefing, avaliação do aprendiz/coleta de feedback e aprendizagem adicional, capazes de desenvolver as habilidades cognitivas e afetivas do aprendiz. Destacaram-se, ainda, os desafios pertinentes a este contexto, configurados pela necessidade de se obter uma estrutura tecnológica suficiente para transmissão remota do cenário telessimulado e um corpo docente adequadamente treinado.

DESCRITORES
Educação à distância; Aprendizagem; Treinamento por simulação; Estudantes de Ciências da Saúde; Pessoal de saúde; Competência clínica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br