Acessibilidade / Reportar erro

A DRAMÁTICA DO “USO DE SI” NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA

RESUMO

Objetivo:

conhecer como ocorre o “uso de si” do enfermeiro em unidade de internação clínica cirúrgica sob a ótica da ergologia.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, fundamentada no materialismo histórico e dialético e no referencial teórico da ergologia. Os participantes foram 12 enfermeiros atuantes em unidade de internação clínica cirúrgica de um hospital de alta complexidade. As fontes de evidência para a produção dos dados foram observação sistemática, análise de documentos e entrevista semiestruturada. A produção dos dados foi realizada entre os meses de março a setembro de 2015. Os dados foram analisados conforme a análise de conteúdo temática.

Resultados:

a partir da análise surgiu a categoria temática: Dramáticas do “uso de si” no trabalho do enfermeiro em unidade de internação clínica cirúrgica. Evidenciou-se que os enfermeiros se organizam de diferentes formas para efetivação do processo de trabalho, concretizando o uso de si em diversas situações, as quais tem relação com o gerenciamento do cuidado. Destaca-se que, embora haja o trabalho prescrito, os saberes, a experiência e os valores têm influência sobre o uso de si por parte destes trabalhadores, com vistas a renormatizar o trabalho.

Conclusão:

o enfermeiro em unidade de internação cirúrgica, desenvolve seu trabalho baseado em normas antecendentes, entretanto, com base em seu conhecimento, experiência e subjetividade, efetiva o uso de si, com vistas a renormatizar as atividades, exercendo autonomia em prol da melhoria do cuidado.

DESCRITORES
Enfermagem; Trabalho; Subjetividade; Ergologia; Enfermeiro; Serviço de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br