Acessibilidade / Reportar erro

SONOLÊNCIA DIURNA EXCESSIVA E OS DANOS À SAÚDE EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE CLÍNICA CIRÚRGICA

RESUMO

Objetivos:

avaliar a sonolência diurna excessiva e analisar a associação entre a sonolência e os danos físicos, sociais e psicológicos em trabalhadores de enfermagem de clínica cirúrgica.

Método:

estudo transversal, realizado com trabalhadores de enfermagem atuantes em uma unidade de clínica cirúrgica de um hospital universitário do sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2016, utilizaram-se instrumentos autoaplicados sobre a caracterização sociolaboral, a Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho e a Escala de Sonolência de Epworth, com análise descritiva e bivariada, com nível de significância de 5%.

Resultados:

participaram do estudo 41 trabalhadores, sendo identificados trabalhadores com sonolência diurna excessiva (nove trabalhadores) e sonolência grave (três trabalhadores). A maioria apresentou adoecimento físico e houve associação entre danos sociais (p<0,001) e psicológicos (p=0,001) em trabalhadores com sonolência.

Conclusão:

foram identificados trabalhadores com sonolência diurna excessiva e evidenciou-se associação entre deficiência de sono e comprometimento da saúde do trabalhador em âmbito psicossocial.

DESCRITORES
Enfermagem; Sono; Jornada de trabalho em turnos; Saúde do trabalhador; Serviço hospitalar de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br