Acessibilidade / Reportar erro

APLICAÇÃO E DESEMPENHO DE RASTREADORES PARA DETECÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS CIRÚRGICOS

RESUMO

Objetivo:

identificar a frequência e desempenho dos critérios de rastreamento do Canadian Adverse Events Study para confirmação de eventos adversos cirúrgicos em pacientes adultos.

Método:

estudo descritivo e retrospectivo realizado em hospital público do estado do Paraná de maio a novembro de 2017. Realizou-se revisão retrospectiva de 192 prontuários utilizando 16 critérios de rastreamento; a confirmação do evento adverso ocorreu por comitê de especialistas composto por médico e enfermeiros. Os dados foram analisados por estatística descritiva.

Resultados:

o rendimento médio dos rastreadores foi de 73,3%. Foram confirmados 70 rastreadores em 21,8% de prontuários com eventos adversos. A média de rastreador foi de 0,4 por prontuário (variação de zero a três). Reação adversa ao medicamento; retorno não planejado à sala de cirurgia; remoção, lesão ou correção não planejada de um órgão ou estrutura durante cirurgia ou procedimento invasivo; parada cardiorrespiratória revertida e infecção/sepse hospitalar foram classificados como rastreadores de alto desempenho (100,0%). Oito rastreadores não contribuíram para identificação de eventos adversos.

Conclusão:

os rastreadores de alto desempenho podem auxiliar na detecção dos eventos adversos; há potencial para aprimorar a ferramenta de rastreamento contribuindo para seu desempenho como método de investigação em hospitais brasileiros.

DESCRITORES:
Eventos adversos; Programas de rastreamento; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Segurança do paciente; Centros cirúrgicos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br