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Dor: conhecimentos e atitudes dos estudantes em um ano de seguimento

Dolor: conocimientos y actitudes de los estudiantes de enfermería, un año de seguimiento

As atitudes, os preconceitos e/ou mitos aliados à insuficiência de conhecimentos e competências dos profissionais de saúde podem condicionar o tratamento da dor. Com este estudo procurou-se identificar e analisar a evolução dos conhecimentos e atitudes dos estudantes de enfermagem em relação à dor. Estudo longitudinal, descritivo/correlacional, com a utilização de um questionário com base no "Guia Orientador de Boas Práticas na Dor". No ano letivo de 2011/12, os estudantes apresentaram uma evolução de 11% no seu nível de conhecimentos e atitudes em relação à dor, sendo que a mesma atinge os 40% no final dos quatro anos do curso de licenciatura em enfermagem. Os que manifestam melhores índices têm cerca de 0, 8 vezes mais probabilidade de reflectir e analisar as suas crenças e conhecimentos sobre a dor. A formação inicial em enfermagem é preponderante para o nível de conhecimentos e atitudes dos estudantes em relação à dor, em particular nos primeiros anos do curso.

Conhecimento; Atitude; Enfermagem; Dor


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