Acessibilidade / Reportar erro

TRAUMA POR ACIDENTE DE TRÂNSITO NO IDOSO: FATORES DE RISCO E CONSEQUÊNCIAS1 1 Texto extraído da tese -Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem, de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), 2014.

RESUMO

Objetivo:

analisar o trauma por acidente de trânsito no idoso, atendido em um hospital municipal de referência em urgência, nos anos de 2010 e 2011.

Método:

estudo longitudinal retrospectivo, desenvolvido em um hospital de urgência e na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito, em uma população de 524 idosos. Realizou-se análise descritiva para todas as variáveis. Determinou-se o risco de envolvimento em acidente, ocorrência de lesão e óbito utilizando o risco relativo.

Resultados:

verificou-se associação estatisticamente significativa nos acidentes com lesão, quando a motocicleta foi o veículo atropelador. Constatou-se associação entre o sexo masculino, a ocorrência de acidente, lesão e óbito, principalmente entre os idosos mais jovens. Dos 524 idosos acidentados, a maioria era do sexo masculino, casado, com ensino fundamental. Desses, 78,6% apresentaram lesão, sendo a maior parte pedestre.

Conclusão:

entre os idosos mais jovens, a possibilidade de óbito em decorrência da lesão, mostrou-se 3,4 vezes maior no ano de 2010.

DESCRITORES:
Idoso; Acidentes de trânsito; Ferimentos e lesões; Risco relativo

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br