Acessibilidade / Reportar erro

PROCESSO DE ENFERMAGEM DIRECIONADO A RECÉM-NASCIDOS DE UMA MATERNIDADE DE RISCO HABITUAL: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIRAS

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção de enfermeiras em relação ao processo de enfermagem direcionado a recém-nascidos em uma maternidade de risco habitual.

Método:

Pesquisa-ação conduzida, entre setembro/2021 e janeiro/2022, com enfermeiras de uma maternidade de risco habitual do Sul do Brasil. Os dados coletados, por meio de grupos focais, foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Os dados organizados e analisados resultaram em duas categorias temáticas, quais sejam: Processo de enfermagem: dispositivo indutor de autorreflexão e autocrítica; e Processo de enfermagem: ferramenta (re) significadora do cuidado ao recém-nascido. Demonstra-se, em síntese, que o processo de enfermagem é impulsionador de melhores práticas no contexto da enfermagem obstétrica e neonatal.

Conclusões:

O processo de enfermagem direcionado ao cuidado de recém-nascidos em uma maternidade de risco habitual não se constitui apenas como uma ferramenta teórico-metodológica para nortear e qualificar o cuidado, mas em uma tecnologia indutora de autorreflexão e autocrítica profissional, com vistas ao desenvolvimento de novos saberes e práticas tanto em âmbito da gestão quanto da assistência de enfermagem.

DESCRITORES:
Processo de Enfermagem; Criança Hospitalizada; Enfermagem Pediátrica; Recém-Nascido

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br