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BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS COM CATETER VENOSO CENTRAL TOTALMENTE IMPLANTADO: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS

RESUMO

Objetivo:

descrever a percepção dos enfermeiros sobre um brinquedo terapêutico instrucional para crianças com cateter venoso central totalmente implantado.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizado em um hospital público do Rio de Janeiro com 12 enfermeiros que trabalham na assistência à criança em uso de cateter venoso central totalmente implantado. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, nos meses de março e maio de 2019, e submetidos à análise temática.

Resultados:

emergiram duas unidades temáticas que versaram sobre as adaptações necessárias no brinquedo terapêutico quanto aos materiais, gênero, raça, idade e o local de implantação do cateter no corpo.

Conclusão:

pôde-se compreender as vertentes que permeiam o cenário do brinquedo terapêutico e as possibilidades e limitações que interferem em sua utilização na assistência à criança. Dessa forma, as adaptações potencializam a prática avançada de enfermagem pediátrica, uma vez que o brincar é uma necessidade da criança.

DESCRITORES:
Criança; Dispositivos de acesso vascular. Enfermagem pediátrica. Jogos e brinquedos. Prática avançada de enfermagem

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