Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO CIRÚRGIGO DE ENFERMAGEM EM SALAS DE CIRURGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

identificar o estado da arte que foi desenvolvido sobre os cuidados cirúrgicos do enfermeiro da sala de cirurgia.

Método:

revisão integrativa com pesquisa e seleção de estudos primários realizada entre abril e maio de 2022 em quatro fontes de dados destacadas no campo da saúde: LILACS, SciELO, BDENF e PubMed de 2018 a 2022. A amostra consistiu-se de 13 estudos, 8 selecionados de um total de 293 artigos e 5 pesquisados manualmente.

Resultados:

foram geradas três categorias: associação do cuidado cirúrgico com a gestão dos cuidados, pessoas e recursos materiais para a segurança do paciente; cuidado cirúrgico e sensibilidade ética na busca do bem-estar do paciente e as experiências de manifestação e omissão do enfermeiro da sala de cirurgia e o cuidado cirúrgico.

Conclusões:

o cuidado cirúrgico na sala de cirurgia é variado e se manifesta através da atenção às exigências administrativas, sensibilidade ética, manutenção da temperatura corporal, preservação da individualidade e atenção a todas as necessidades no ambiente intra-operatório onde o paciente é mais vulnerável, incluindo o dever de estar informado como um meio de proporcionar um cuidado cirúrgico seguro. Por outro lado, reconhece a necessidade de mudar sua cosmovisão e direcionar os cuidados cirúrgicos para uma perspectiva mais humana, social e cultural.

DESCRITORES:
Enfermagem; Enfermagem em Sala de Cirurgia; Cuidados de Enfermagem; Papel do Enfermeiro; Enfermeiros

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br