Acessibilidade / Reportar erro

PROPOSIÇÃO DE MODELO HOSPITALAR PARA ENVOLVIMENTO DO PACIENTE NO AUTOCUIDADO

RESUMO

Objetivo:

Propor modelo de envolvimento do paciente no autocuidado no ambiente hospitalar, na perspectiva de pacientes e profissionais.

Método:

Estudo qualitativo baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. Realizaram-se oito entrevistas com pacientes idosos e com nove profissionais que prestavam assistência aos pacientes participantes, em uma unidade de internação clínico-cirúrgica, de novembro de 2021 a maio de 2022. A análise dos dados seguiu as etapas apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados:

Emergiram três categorias que ancoraram a elaboração do modelo hospitalar para envolvimento do paciente no autocuidado: Comunicação: o elemento fundamental para o envolvimento do paciente; Parceria entre paciente e equipe multiprofissional: o caminho para o envolvimento do paciente; e Aspectos organizacionais para o envolvimento do paciente com o seu cuidado: o olhar da equipe multiprofissional. A pesquisa possibilitou um espaço de diálogo com a equipe multiprofissional para a incorporação do modelo no processo assistencial.

Conclusão:

O modelo contempla a comunicação clara e efetiva, influenciada por questões intrínsecas do paciente e pelo processo de educação em saúde, sustentado por aspectos organizacionais inerentes do serviço hospitalar.

DESCRITORES:
Autocuidado; Assistência centrada no paciente; Equipe de assistência ao paciente; Modelos de assistência à saúde; Participação do paciente; Serviços de saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br