Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SUA RELAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA INTERVENÇÃO BREVE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, RIO DE JANEIRO, BRASIL1 1 Este estudo recebeu apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO PET-Saúde/Saúde da Família) e do CNPq, para o desenvolvimento de pós-doutorado no Exterior, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.

RESUMO

Objetivou-se analisar o perfil de consumo de substâncias psicoativas nos últimos três meses e sua associação com as variáveis sociodemográficas. Trata-se de um estudo transversal realizado com clientes atendidos na Estratégia Saúde da Família, na perspectiva da Intervenção Breve. O estudo aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A amostra incluiu 1489 usuários do serviço, entrevistados ao longo de um ano. O consumo das substâncias foi avaliado pelo questionário Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test. A análise estatística foi elaborada no software SPSS. As maiores prevalências nos últimos três meses foram detectadas na subamostra masculina para o uso do tabaco (56,4%), bebidas alcoólicas (75,8%), cannabis (16,9%) e cocaína/crack (10,1%). A religião e a escolaridade emergem como importante fator protetor para o uso das drogas. Evidenciou-se uma prevalência do consumo de substâncias psicoativas dentre os clientes atendidos nessa área, no âmbito da prática do enfermeiro.

DESCRITORES:
Atenção primária à saúde; Consumo de bebidas alcoólicas; Tabaco; Drogas ilícitas; Enfermagem em saúde pública

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br