Acessibilidade / Reportar erro

IMAGINÁRIO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR SOBRE A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO COTIDIANO

RESUMO

Objetivo:

compreender o imaginário da promoção da saúde nas famílias, bem como seu potencial e seus limites no cotidiano familiar.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. A pesquisa foi realizada com 12 famílias cujos filhos pertencem a um centro educacional municipal de educação pré-escolar e ensino fundamental. A coleta de dados ocorreu entre outubro e novembro do ano de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais. A organização do material realizou-se codificando as informações para alcançar o núcleo de significado do texto, descobrindo assim as classes e suas conexões. A análise dos dados envolveu processos de análise preliminar, classificação, conexões principais, codificação e categorização.

Resultados:

emergiram três subcategorias: o imaginário de pais e mães sobre a promoção da saúde no cotidiano familiar; potenciais que podem contribuir para promover a saúde no cotidiano das famílias; limites das famílias para promover a saúde no cotidiano da família.

Conclusão:

a importância desta pesquisa reforça, na perspectiva do imaginário, a possibilidade de apoiar estratégias que promovam a melhoria do cotidiano dessas famílias, reforçando ainda mais a saúde da comunidade para alcançar um estilo de vida saudável.

DESCRITORES:
Promoção da saúde; Família; Crianças; Obesidade infantil; Atividades cotidianas; Enfermagem; Prevenção de doença; Enfermagem familiar

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br