Acessibilidade / Reportar erro

Comparação de estratégias de aprendizagem nas modalidades presencial e on-line sobre doenças sexualmente transmissíveis1 1 Artigo extraído da tese - Hipermídia educacional para o ensino das doenças sexualmente transmissíveis: construção, validação e avaliação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2014.

Objetivou-se comparar a aprendizagem de acadêmicos de enfermagem, após a utilização de hipermídia educativa, com a abordagem tradicional em aula expositiva sobre o assunto-foco das doenças sexualmente transmissíveis. Estudo quase experimental realizado em duas universidades federais da Região Nordeste brasileira, durante o período de junho a agosto de 2013. Participaram 58 estudantes divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenção). Considerou-se nível de significância de 5% nos testes estatísticos realizados. No pós-teste, a análise estatística não indicou diferenças significativas no rendimento acadêmico entre os grupos (p=0,151). Houve maior acerto de questões no grupo intervenção (54,46%). Conclui-se que a hipermídia educativa representa uma ferramenta complementar ao ensino presencial na graduação em enfermagem.

Educação em enfermagem; Aprendizagem; Tecnologia educacional; Hipermídia; Doenças sexualmente transmissíveis


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br