Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO TRANSCULTURAL NA EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TERRITÓRIO DE FRONTEIRA

RESUMO

Objetivo:

identificar o cuidado de enfermagem transcultural, fundamentado no modelo Sunrise, a partir de experiências de enfermeiros da atenção primária em território de fronteira.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada em Foz de Iguaçu, Brasil, com 18 enfermeiros por meio de entrevista semiestruturada, de forma presencial e remota, entre janeiro de 2020 a janeiro de 2021 e dados analisados pela Análise Temática.

Resultados:

identificou-se os fatores influenciadores do cuidado e da saúde dos indivíduos, conforme sua estrutura social, cultural e visão de mundo, e as decisões e ações de cuidado transcultural pelos enfermeiros, por meio de consultas ou visitas domiciliares. Os componentes do modelo Sunrise surgiram empiricamente na prática dos enfermeiros da atenção primária.

Conclusão:

recomenda-se a adoção da Teoria do Cuidado Transcultural por gestores de saúde, para balizar a prática do cuidado de enfermagem culturalmente eficiente, particularmente em território de fronteira.

DESCRITORES:
Enfermagem; Enfermagem transcultural; Diversidade cultural; Atenção primária à saúde; Fronteira

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br