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BARREIRAS PARA ATENDIMENTO DA DEMANDA EM SAÚDE MENTAL NOS SERVIÇOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE CABOVERDIANA

RESUMO

Objetivo:

este estudo tem como objetivo identificar junto aos profissionais caboverdianos, que atuam na Atenção Primária à Saúde as barreiras que, nesse contexto, dificultam o atendimento das pessoas com transtorno mental.

Método:

estudo qualitativo, cujos dados foram coletados entre fevereiro e março de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 43 profissionais que trabalham em cinco Centros de Saúde localizados em regiões urbanas de Cabo Verde/África, e posteriormente submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

as barreiras referidas foram: a visão dos profissionais acerca da pessoa com transtorno mental representativa de sentimento de ameaça que coloca em risco a sua integridade física; a desarticulação entre a equipe e os serviços; o desconhecimento dos protocolos de atendimento e o distanciamento em relação aos cuidados na área de saúde mental.

Conclusão:

as barreiras identificadas evidenciam a necessidade de qualificação dos profissionais da Atenção Primária e, nesse sentido, o matriciamento pode ser uma via para a formação continuada, com vista a potencializar os recursos existentes.

DESCRITORES:
Atenção primária à saúde; Saúde mental; Equipe multiprofissional; Transtornos mentais; Barreiras ao acesso aos cuidados de saúde

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