Acessibilidade / Reportar erro

O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso

La enseñanza de salud mental en la graduación de enfermería: un estudio de caso

Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.

Enfermagem; Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Ensino; Aprendizagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br