Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Turismo: Visão e Ação, Volume: 26, Publicado: 2024
  • TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: PARA PENSAR PRÁTICAS DE GESTÃO Artigo Científico

    Moraes, Edilaine Albertino de; Guerra, Marília Falcone; Mendonça, Teresa Cristina de Miranda; Fenerich, Gabriel Nogueira

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo de base comunitária tem sido considerado uma estratégia fundamental para compreender e apoiar a conservação, valorizar os atributos de natureza e cultura e o próprio processo de gestão de unidades de conservação. As primeiras iniciativas dessa prática surgiram, em meados da década de 1990, nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, caracterizadas por um forte componente de participação e protagonismo da comunidade local, no processo de planejamento e gestão das atividades, sobretudo, em defesa dos seus territórios tradicionalmente ocupados, que, em sua maioria, são vinculados às unidades de conservação de uso sustentável. O artigo busca, assim, analisar as percepções dos atores locais e interlocutores institucionais sobre o turismo de base comunitária em unidades de conservação de uso sustentável federais, considerando quatro experiências: Área de Proteção Ambiental Guapi-Mirim (RJ), Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (RJ), Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde (CE) e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA). A metodologia de pesquisa qualitativa adotada se baseou, principalmente, em levantamentos bibliográfico e documental, no trabalho de campo virtual e na análise e tratamento dos dados. Os principais resultados alcançados revelaram inúmeras oportunidades de turismo de base comunitária em unidade de conservação de uso sustentável, de organização sociopolítica, reconhecimento e valorização mútua de natureza-cultura, além do diálogo entre comunidades, ICMBio, parceiros e sociedade civil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El turismo de base comunitaria se ha considerado una estrategia fundamental para comprender y apoyar la conservación, valorizar los atributos de la naturaleza y de la cultura y el propio proceso de gestión de unidades de conservación de la naturaleza. Las primeras iniciativas de esa práctica surgieron, a mediados de la década de 1990, en las regiones norte, nordeste y sur de Brasil, caracterizadas por un fuerte componente de participación y protagonismo de la comunidad local, en el proceso de planificación y gestión de las actividades, sobre todo, en defensa de sus territorios tradicionalmente ocupados, que en gran parte están vinculados a las unidades de conservación de uso sostenible. El artículo busca, así, analizar las percepciones de los actores locales e interlocutores institucionales sobre el turismo de base comunitaria en unidades de conservación de uso sostenible federales, considerando cuatro experiencias: Área de Protección Ambiental Guapi-Mirim (RJ), Área de Protección Ambiental de Cairuçu (RJ), Reserva Extractivista Prainha do Canto Verde (CE) y Reserva Extractiva Tapajós-Arapiuns (PA). La metodología de investigación cualitativa adoptada se basó, principalmente, en el estudio bibliográfico y documental, el trabajo de campo virtual y el análisis y tratamiento de los datos. Los principales resultados obtenidos han revelado numerosas oportunidades de turismo de base comunitaria en unidad de conservación de uso sostenible, de organización sociopolítica, reconocimiento y valorización mutua de naturaleza-cultura, además del diálogo entre comunidades, ICMBio, colaboradores y sociedad civil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Community-based tourism has been considered a fundamental strategy to understand and support conservation, value the attributes of nature and culture and the very process of management of protected areas. The first initiatives emerged in the mid-1990s in the North, Northeast and South regions of Brazil, characterized by a strong component of participation and protagonism of the local community in the process of planning and management of activities. These initiatives are presented, above all, in defense of their traditionally occupied territories, which, for the most part, are linked to the protected areas with sustainable use of natural resources. The article seeks, thus, to analyze the perceptions of local actors and institutional interlocutors on community-based tourism in federal protected areas with sustainable use of natural resources, considering four experiences: Guapi-Mirim Environmental Protection Area (Rio de Janeiro) Environmental Protection Area of Cairuçu (Rio de Janeiro), Prainha do Canto Verde Extractive Reserve (Ceará) and Tapajós-Arapiuns Extractive Reserve (Pará). The adopted qualitative research methodology was based mainly on bibliographical and documental survey, on virtual fieldwork and on data analysis and treatment. The main results achieved revealed numerous opportunities for community-based tourism in protected areas with a sustainable use of natural resources, socio-political organization, mutual recognition and appreciation of nature-culture, in addition to dialogue between communities, ICMBio, partners and civil society.
  • IMPACTOS DO PROCESSO SUCESSÓRIO GERENCIAL NA OFERTA AGROTURÍSTICA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES Artigo Científico

    Carnielli, Gabriele Fraga Baptista; Peixoto, Daniel Lanna; Ribeta, Paola Brusco

    Resumo em Português:

    Resumo: O agroturismo, que é predominantemente familiar, tem evidenciado uma ascensão em razão das suas características singulares, as quais permitem que o turista vivencie e participe das atividades exercidas pelos empreendimentos. Com esse crescimento da modalidade, surgiu a preocupação com o futuro das empresas que promovem o agroturismo, ou seja, com o processo sucessório gerencial, uma vez que por seu intermédio será definido o sucesso ou o insucesso da organização. Portanto, este artigo tem por objetivo compreender os impactos do processo sucessório gerencial na oferta agroturística, descrevendo a forma como iniciativas desse tipo promovem o agroturismo, além de analisar como ocorre o processo sucessório em pequenas propriedades familiares e quais suas influências na atividade. Para esse fim, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos em dois empreendimentos localizados em Venda Nova do Imigrante (ES), município em que a atividade agroturística se desenvolveu de forma representativa, tornando-se a “Capital Nacional do Agroturismo”. Este artigo ratifica a ideia de complexidade do processo sucessório e contribui para melhor compreendê-lo em empresas familiares, estando as atenções direcionadas, principalmente, aos conflitos entre gerações de uma mesma família, remuneração dos sucessores, inovação por meio da sucessão e o papel da mulher no processo sucessório.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El agroturismo, predominantemente familiar, ha mostrado un auge debido a sus características únicas, que permiten a los turistas experimentar y participar de las actividades que realizan los emprendimientos. Con este crecimiento de la modalidad, surgió la preocupación con el futuro de las empresas promotoras del agroturismo, es decir, con el proceso de sucesión gerencial, ya que a través de él se definirá el éxito o fracaso de la organización. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo comprender los impactos del proceso de sucesión empresarial en la oferta agroturística, describiendo cómo iniciativas de este tipo promueven el agroturismo, además de analizar cómo se produce el proceso de sucesión en las pequeñas propiedades familiares y cuáles son sus influencias en la actividad. Para ello, se desarrolló un estudio de casos múltiples en dos desarrollos ubicados en Venda Nova do Imigrante - ES, municipio en el que la actividad agroturística se ha desarrollado de manera representativa, convirtiéndose en la "Capital Nacional del Agroturismo". Este artículo ratifica la idea de la complejidad del proceso sucesorio y contribuye a una mejor comprensión del mismo en las empresas familiares, centrando la atención principalmente en los conflictos entre generaciones de una misma familia, la remuneración de los sucesores, la innovación a través de la sucesión y el papel de la mujer. en el proceso de sucesión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Agrotourism, which is predominantly family-oriented, has shown a rise due to its unique characteristics, which allow tourists to experience and participate in the activities carried out by the enterprises. With this growth of the modality, the concern with the future of the companies that promote agrotourism arose, that is, with the managerial succession process, since through it the success or failure of the organization will be defined. Therefore, this article aims to understand the impacts of the successory process management on the agrotourism offer, describing how initiatives of this type promote agrotourism, in addition to analyzing how the succession process occurs in small family properties and what their influences are on the activity. To this end, a multiple cases study was developed in two developments located in Venda Nova do Imigrante - ES, a municipality in which the agrotourism activity has developed in a representative way, becoming the "National Capital of Agrotourism". This article ratifies the idea of the complexity of the succession process and contributes to a better understanding of it in family businesses, focusing attention mainly on conflicts between generations of the same family, remuneration of successors, innovation through succession and the role of women in the succession process.
  • EXPLORANDO OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO QUE AFETAM A VISITAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS EM MINAS GERAIS Artigo Científico

    Santos, Cristiane Fróes Soares dos; Moreira, Simone Magela

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de variáveis ​​biofísicas, sociais e de gestão na visitação turística em unidades de conservação do estado de Minas Gerais, entre 2015 e 2019, buscando por possíveis correlações entre as que mais influenciaram o número de visitantes. Os resultados mostraram que a reputação foi a única variável que apresentou relação significativa, indicando a importância desse atributo intangível na escolha dos destinos de ecoturismo pelos turistas. Com base nesse achado, sugerimos que as unidades de conservação adotem estratégias para fortalecer sua reputação, a partir de uma comunicação mais eficiente e compreensão do mercado turístico. Essa abordagem pode aumentar a atratividade das unidades de conservação para os ecoturistas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Desse modo, a pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a visitação turística em unidades de conservação do estado de Minas Gerais, fornecendo subsídios valiosos para a gestão do ecoturismo nessas áreas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo evaluar la influencia de variables biofísicas, sociales y de gestión en la visitación turística en áreas naturales protegidas en el estado de Minas Gerais, Brasil, entre 2015 y 2019, buscando posibles correlaciones entre aquellas que más influyeron en el número de visitantes. Los resultados mostraron que la reputación fue la única variable que mostró una relación significativa, indicando la importancia de este atributo intangible en la elección de destinos ecoturísticos por parte de los turistas. Con base en este hallazgo, sugerimos que las áreas naturales protegidas adopten estrategias para fortalecer su reputación basadas en una comunicación y comprensión más eficientes del mercado turístico. Este enfoque puede aumentar el atractivo de las áreas naturales protegidas para los ecoturistas y contribuir al desarrollo sostenible de la región. De esta forma, la investigación contribuye a una mejor comprensión de los factores que influyen en la visita turística en áreas naturales protegidas en el estado de Minas Gerais, proporcionando valiosos subsidios para la gestión del ecoturismo en estas áreas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to evaluate the influence of biophysical, social and management variables on tourist visitation in protected areas in the state of Minas Gerais, Brasil, between 2015 and 2019, looking for possible correlations between those that most influenced the number of visitors. The results showed that reputation was the only variable that showed a significant relationship, indicating the importance of this intangible attribute in the choice of ecotourism destinations by tourists. Based on this finding, we suggest that protected areas adopt strategies to strengthen their reputation based on more efficient communication and understanding of the tourist market. This approach can increase the attractiveness of protected areas for ecotourists and contribute to the sustainable development of the region. In this way, the research contributes to a better understanding of the factors that influence tourist visitation in protected areas in the state of Minas Gerais, providing valuable subsidies for the management of ecotourism in these areas.
  • O POTENCIAL DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) NO ASSENTAMENTO 72 EM LADÁRIO, NO MATO GROSSO DO SUL Artigo Científico

    Zanetoni, João Pedro Ferraz; Araújo, Geraldino Carneiro de; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo: O Turismo de Base Comunitária (TBC) surge como uma alternativa ao turismo de massa no sentido de propor a gestão do turismo pela própria comunidade. Contudo, os estudos apontam para potenciais de TBC, sem se debruçar sobre os aspectos da gestão interna das comunidades. O objetivo do trabalho é analisar o potencial para implementação do TBC no Assentamento 72, em Ladário, MS. A pesquisa é qualitativa, utilizou-se a história oral como método de entrevistas, e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados identificam questões de gestão interna do assentamento, existem práticas de associativismo e decisões autônomas, além de parcerias com a Embrapa Pantanal e com a UFMS. Assim, notou-se que existe potencial para desenvolver TBC no assentamento pesquisado. Apesar de não ocorrer prática de turismo, existem conversas sobre planejamento e execução de uma festa com produtos locais e há a possibilidade de oferecer passeios no assentamento para os turistas conhecerem essa realidade. As discussões sobre as iniciativas de TBC precisam avançar no sentido de não apenas expor potencialidades ligadas a passeios, mas em compreender a organização e as múltiplas relações das comunidades receptoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Turismo de Base Comunitaria (TBC) surge como una alternativa al turismo de masas en el sentido de proponer una gestión turística por parte de la propia comunidad. Sin embargo, los estudios apuntan a posibles TBC sin centrarse en aspectos de gestión interna de las comunidades. El objetivo de este trabajo es analizar el potencial de implementación de TBC en el Assentamento 72, en Ladário, MS. La investigación es cualitativa, se utilizó la historia oral como método de entrevista y los datos fueron analizados con base en el análisis de contenido y con la ayuda del software IRAMUTEQ. Los resultados identifican problemas de gestión interna en el asentamiento, existen prácticas de asociativismo y decisiones autónomas, además de alianzas con Embrapa Pantanal y UFMS. Así, se observó que existe potencial para desarrollar TBC en el asentamiento investigado. Si bien no existe práctica de turismo, sí se habla de planificar y ejecutar una fiesta con productos locales y existe la posibilidad de ofrecer recorridos en el asentamiento para que los turistas conozcan esta realidad. Las discusiones sobre las iniciativas de TBC deben avanzar en el sentido no sólo de exponer las potencialidades relacionadas con los tours, sino también de comprender la organización y las múltiples relaciones de las comunidades anfitrionas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Community Based Tourism (CBT) emerges as an alternative to mass tourism in the sense of proposing tourism management by the community itself. However, studies point to potential CBT without focusing on aspects of internal management of communities. The objective of this work is to analyze the potential for implementing CBT in Assentamento 72, in Ladário, MS. The research is qualitative, oral history was used as the interview method, and the data were analyzed based on content analysis and with the aid of the IRAMUTEQ software. The results identify internal management issues in the settlement, there are practices of associativism and autonomous decisions, in addition to partnerships with Embrapa Pantanal and UFMS. Thus, it was noted that there is potential to develop CBT in the surveyed settlement. Although there is no practice of tourism, there are conversations about planning and executing a party with local products and there is the possibility of offering tours in the settlement for tourists to get to know this reality. Discussions on TBC initiatives need to advance in the sense of not only exposing potentialities related to tours, but also understanding the organization and the multiple relationships of the host communities.
  • HOSPITALIDADE E SABERES LOCAIS EM FESTIVAIS GASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS Artigo Científico

    Batista, Monica Dias; Bastos, Sênia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo: Os festivais gastronômicos contribuem diretamente para a conexão do visitante às tradições culinárias locais. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os aspectos culturais influenciam as relações de hospitalidade de festivais gastronômicos associados aos saberes locais em Minas Gerais, a partir da perspectiva de seus organizadores e expositores. Por terem seus ofícios, atualmente, reconhecidos ou em processo de reconhecimento como patrimônio cultural nacional, foram considerados a Festa do Queijo do Serro e o Festival da Quitanda de Congonhas. De abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos compreenderam levantamento bibliográfico e documental, e realização de entrevistas com organizadores e produtores expositores dos festivais gastronômicos, e profissionais especialistas nas áreas de gastronomia e patrimônio. Como resultado, por meio do método de análise de conteúdo, obteve-se que o reconhecimento e a celebração do saber local associado à alimentação contribuíram para a criação de ambos os festivais, fortalecendo a região de origem e promovendo orgulho entre seus produtores. Observou-se também que o domínio dos ofícios associados aos saberes locais e os aspectos culturais influenciam as relações de hospitalidade entre os organizadores e os produtores, e destes com os visitantes, aspectos indutores na definição das características hospitaleiras regionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los festivales gastronómicos contribuyen directamente a conectar a los visitantes con las tradiciones culinarias locales. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo los aspectos culturales influyen en las relaciones de hospitalidad de los festivales gastronómicos asociados al saber local en Minas Gerais, desde la perspectiva de sus organizadores y expositores. Debido a que sus artesanías son actualmente reconocidas o en proceso de ser reconocidas como patrimonio cultural nacional, se consideraron la Fiesta del Queso de Serro y la Fiesta de la Quitanda de Congonhas. Con un enfoque cualitativo, los procedimientos metodológicos incluyeron un levantamiento bibliográfico y documental, y entrevistas a organizadores y productores expositores de festivales gastronómicos, y profesionales especialistas en las áreas de gastronomía y patrimonio. Como resultado, a través del método de análisis de contenido se encontró que el reconocimiento y celebración de los saberes locales asociados a la comida contribuyó a la creación de ambas fiestas, fortaleciendo la región de origen y fomentando el orgullo entre sus productores. También se observó que el dominio de los oficios asociados a los saberes locales y aspectos culturales influyen en las relaciones de hospitalidad entre organizadores y productores, y entre estos y los visitantes, induciendo aspectos en la definición de las características hospitalarias regionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Gastronomic festivals directly contribute to connecting visitors to local culinary traditions. This research aimed to understand how cultural aspects influence the hospitality relations of gastronomic festivals associated with local knowledge in Minas Gerais, from the perspective of their organizers and exhibitors. Because their crafts are currently recognized or in the process of being recognized as national cultural heritage, the Serro Cheese Festival and the Festival of Quitanda de Congonhas were considered. With a qualitative approach, the methodological procedures included a bibliographical and documentary survey, and interviews with organizers and exhibiting producers of gastronomic festivals, and specialist professionals in the areas of gastronomy and heritage. As a result, through the content analysis method, it was found that the recognition and celebration of local knowledge associated with food contributed to the creation of both festivals, strengthening the region of origin and promoting pride among its producers. It was also observed that mastery of crafts associated with local knowledge and cultural aspects influence hospitality relations between organizers and producers, and between these and visitors, inducing aspects in the definition of regional hospitable characteristics.
  • CLUSTER DO TURISMO: ESTUDO DE CASO DO DESTINO PORTO DE GALINHAS-PE Artigo Científico

    Soares, Lívia Maria da Silva; Pereira, Yákara Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta investigação visa a identificar as características do cluster do turismo de Porto de Galinhas-PE, Brasil. Para atingir o propósito do estudo, foram considerados os seguintes aprofundamentos teóricos: identificação das características do cluster do turismo; e análise do modo como as características do cluster impulsionam o destino turístico. Cabe evidenciar que a localidade apresenta o principal cluster turístico de destino Sol e Mar do estado de Pernambuco. Para viabilizar a investigação, foi adotado o estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o roteiro de entrevista para acessar 17 interlocutores de empresas, instituições governamentais e associações locais. Nos dados secundários, obteve-se 54 matérias de jornais e revistas. Os resultados mostram que o impacto do cluster de turismo é relevante para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social. A pesquisa também expressa o desafio conceitual devido à existência da diversidade geográfica e variedade de contextos setoriais do cluster. As contribuições teóricas identificam as características endógenas da região, esclarece que para fazer parte do cluster não é necessário que as empresas estejam sediadas no destino, há empresas atuantes do cluster sediadas em: Washington, D.C. (EUA), São Paulo, SP (BR) e Rio de Janeiro, RJ (BR). Houve a constatação de uma nova subcategoria, experiências turísticas memoráveis, que impulsiona a atratividade do destino. Por fim, pode-se evidenciar que, neste estudo, as características do cluster do turismo potencializam aspectos genuínos inerentes à região e fortalecem o desempenho organizacional e local do destino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tiene como objetivo identificar las características del clúster turístico de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Para lograr el propósito del estudio, se consideraron los siguientes aspectos teóricos: la identificación de las características del clúster turístico y análisis de cómo estas características impulsan el destino turístico. Cabe destacar que esta localidad representa el principal clúster de Sol y Mar en el estado de Pernambuco. Para facilitar la investigación, se adoptó un enfoque de estudio de caso cualitativo. Se utilizó un guión de entrevista estructurado como instrumento de recopilación de datos para interactuar con 17 partes interesadas de empresas, instituciones gubernamentales y asociaciones locales. Además de los datos primarios, se recopilaron 54 artículos de periódicos y revistas como fuentes secundarias. Los resultados demuestran que el impacto del clúster turístico es significativo para la región, tanto desde el punto de vista económico como social. La investigación también resalta el desafío conceptual debido a la diversidad geográfica y variedad de contextos sectoriales dentro del clúster. Las contribuciones teóricas identifican las características endógenas de la región y aclaran que no es necesario que las empresas estén ubicadas en el destino para formar parte del clúster; existen empresas activas del clúster ubicadas en Washington, D.C. (EUA), São Paulo - SP (Brasil) y Río de Janeiro - RJ (Brasil). Se identificó una nueva subcategoría, "experiencias turísticas memorables". Finalmente, se puede observar que en este estudio, las características del clúster turístico potencian la autenticidad inherente de la región y fortalecen el desempeño organizacional y local del destino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aims to identify the characteristics of the tourism cluster in Porto de Galinhas, Pernambuco, Brazil. To achieve the study goals, the following theoretical aspects were considered: identifying the characteristics of the tourism cluster and analyzing how these characteristics drive the tourist destination. It should be noted that this location is the primary Sun and Sea tourism cluster in the state of Pernambuco. To facilitate the research, a qualitative case study approach was adopted. A structured interview script was used as the data collection instrument, engaging with 17 stakeholders from businesses, government institutions, and local associations. In addition to the primary data, 54 newspaper and magazine articles were gathered as secondary sources. The results demonstrate that the tourism cluster has had significant impacts on the region, both economically and socially. The research also highlights the conceptual challenge posed by the geographical diversity and variety of sectoral contexts within the cluster. The theoretical contributions identify the region's endogenous characteristics and clarify that it is not necessary for companies to be based in the destination to be part of the cluster; there are active cluster companies located in Washington, D.C. (USA), São Paulo - SP (Brazil), and Rio de Janeiro - RJ (Brazil). A new subcategory was identified, "memorable tourism experiences," which enhances the destination's attractiveness. Finally, the study shows that the characteristics of the tourism cluster enhance the region's inherent authenticity and strengthen the organizational and local performance of the destination.
  • HOSPITALIDADE, EXPERIENSCAPE E META-HOSPITALIDADE EM VIAGENS DE INCENTIVO Artigo

    Buckup, Eduardo Librach; Wada, Elizabeth Kyoko

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo foi investigar os benefícios da hospitalidade no segmento de viagens de incentivo e apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, exploratória e explicativa pelo método misto com base nos conceitos Emic-Etic-Emic. Devido ao tamanho e à profundidade do estudo principal, o foco deste artigo foi nos achados da fase final Emic da pesquisa de campo, a partir das lacunas observadas nos resultados das fases anteriores Emic e Etic. Foi feita uma pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos por meio da observação participante em três viagens, sendo o problema da pesquisa compreender a importância da hospitalidade entre stakeholders envolvidos em viagens de incentivo para alcançar um diferencial competitivo no setor. Os principais resultados foram que a hospitalidade é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas, os componentes do experienscape são fundamentais nas viagens e a possibilidade de alcançar a meta-hospitalidade durante os incentivos. Para futuros estudos, considera-se realizar outros tipos de pesquisa com mais respondentes e dar continuidade à análise das vantagens da hospitalidade em viagens de incentivo, considerando a manifestação de outros stakeholders envolvidos nesse segmento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del artículo fue investigar los beneficios de la hospitalidad en el segmento de viajes de incentivo y presenta el resultado de una investigación empírica, exploratoria y explicativa por el método mixto con base en los conceptos Emic-Etic-Emic. Debido al tamaño y a la profundidad del estudio principal, el foco de este artículo estaba en los hallazgos de la fase final Emic de la investigación de campo, a partir de los espacios observados en los resultados de las fases anteriores Emic y Etic. Fue realizada una investigación cualitativa por el método de estudio de casos múltiples por medio de la observación participante en tres viajes, siendo el problema de la investigación comprender la importancia de la hospitalidad entre stakeholders envueltos en viajes de incentivo para alcanzar un diferencial competitivo en el sector. Los principales resultados fueron que la hospitalidad es importante al crear fuertes lazos comerciales y ventajas competitivas, los componentes del experienscape son fundamentales en los viajes y la posibilidad de alcanzar la meta-hospitalidad durante los incentivos. Para futuros estudios, se considera realizar otros tipos de investigaciones con más respondentes y dar continuidad al análisis de las ventajas de la hospitalidad en viajes de incentivo, considerando la manifestación de otros stakeholders envueltos en este segmento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The goal of the research was to investigate the benefits of hospitality in the incentive travel segment and it presents the results of an empirical, exploratory and explanatory research by the mixed method based on Emic-Etic-Emic concepts. Due to the size and depth of the main study, the focus of this article was on the findings of the final Emic phase of the field research, based on the gaps observed in the results of the previous Emic and Etic phases. Qualitative research was carried out using the multiple case study method through participant observation in three trips, understanding the importance of hospitality among stakeholders involved in incentive travels to achieve a competitive advantage in the sector. The main results were that hospitality is important when creating strong business ties and competitive advantages, experienscape components are fundamental in travel and the possibility of achieving meta-hospitality during incentives. For future studies, it is considered to conduct other types of research with more respondents and continue the analysis of the advantages of hospitality in incentive travel, considering the manifestation of other stakeholders involved in this segment.
  • QUALIDADE DOS SERVIÇOS NO TURISMO DE EVENTOS: UM MAPEAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA WEB OF SCIENCE E SCOPUS Artigo Científico

    Lima, Gabriela Dione Florêncio de; Maracajá, Kettrin Farias Bem; Mondo, Tiago Savi

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo de eventos demonstra-se uma atividade promissora, apresentando grande crescimento e reconhecimento no decorrer dos anos. Sabendo que a qualidade dos serviços turísticos em eventos tende a representar os critérios de escolha de um destino turístico, torna-se cada vez mais importante mensurar a qualidade desse setor. O objetivo geral deste estudo é mapear a produção sobre a qualidade dos serviços turísticos em eventos. A pesquisa foi realizada através da análise bibliométrica, permitindo mensurar e estudar os índices de produções científicas sobre um tema específico. Utilizou-se as bases de dados Web of Science e Scopus, refinando por artigos, idioma inglês, área de assunto e últimos dez anos. A análise dos dados foi obtida com o apoio do software Bibliometrix. As produções científicas sobre a qualidade dos serviços turísticos em eventos são mais representativas a partir do ano de 2019. A China está em posição de destaque, estando entre os países mais produtivos. Entre 2019 e 2021 houve o maior número de publicações na área, evidenciando um crescimento médio de 3,5 vezes nos últimos três anos. Conclui-se que a mensuração da qualidade no setor do turismo de eventos contribui para o aumento da fidelização, competitividade e lucratividade de empreendimentos que atuam nesse segmento.

    Resumo em Espanhol:

    reconocimiento a lo largo de los años. Sabiendo que la calidad de los servicios turísticos en eventos tiende a representar el criterio de elección de un destino turístico, se vuelve cada vez más importante medir la calidad de este sector. El objetivo general de este estudio es mapear la producción científica sobre la calidad de los servicios turísticos en los eventos. La investigación se llevó a cabo a través del análisis bibliométrico, lo que permitió medir y estudiar los índices de las producciones científicas sobre un tema específico. Se utilizaron las bases de datos Web of Science y Scopus, depurando por artículos, idioma inglés, área temática y últimos diez años. El análisis de los datos se obtuvo con el apoyo del software Bibliometrix. Las producciones científicas sobre la calidad de los servicios turísticos en eventos son más representativas a partir del año 2019. China ocupa una posición destacada, ubicándose entre los países más productivos. Entre 2019 y 2021 se registró el mayor número de publicaciones del área, mostrando un crecimiento promedio de 3,5 veces en los últimos tres años. Se concluye que la medición de la calidad en el sector del turismo de eventos contribuye al aumento de la lealtad, competitividad y rentabilidad de las empresas que actúan en este segmento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Event tourism is promising, showing remarkable growth and recognition over the years. Knowing that the quality of tourist services at events tends to represent the criteria for choosing a tourist destination, it becomes increasingly important to measure the quality of this sector. The main goal of this study is to map the scientific production about the quality of tourist services at events. The research was carried out through bibliometric analysis, measuring and studying the indexes of scientific productions on a specific theme. The Web of Science and Scopus refined with articles, English language, subject area and the last ten years. Data analysis was the support of the Bibliometrix software. Scientific productions on the quality of tourist services at events are more representative of the year 2019. China is in a prominent position, being among the most productive countries. Between 2019 and 2021, there was the highest number of publications in the area, showing an average growth of 3.5 times in the last three years. It concluded that the measurement of quality in the event tourism sector contributes to the increase in loyalty, competitiveness and profitability of enterprises that operate in this segment.
  • COMUNICAÇÃO PERSUASIVA DE INFLUENCIADORES NO TURISMO: TEORIAS DISPONÍVEIS PARA SEU ESTUDO Artigo Científico

    Hidalgo, Alma Belén Rodríguez; Salcedo, Ana Leticia Tamayo; Tavira, Enrique Guadarrama

    Resumo em Português:

    Resumo: A imersão das tecnologias de informação e comunicação no setor de turismo modificou a forma de comunicação em todas as áreas, sendo uma das mais evidentes a promoção do turismo em ambientes virtuais. Isso levou à implementação de influenciadores como uma ferramenta estratégica para transformar o diálogo de interesse de sua comunidade de seguidores e influenciar suas intenções de viagem. Por meio de uma revisão sistemática e análise de conteúdo, este artigo reflete sobre os principais paradigmas teóricos da comunicação: crítico, estruturalista e funcionalista, disponíveis para o estudo da comunicação persuasiva de influenciadores no turismo. Por meio da coleta de artigos e livros sobre comunicação, são explicadas as características de cada paradigma, a fim de propor novas perspectivas disponíveis para o estudo do fenômeno recente. Conclui-se que, devido à divergência entre os paradigmas, a escolha de um paradigma dependerá do pesquisador e dos objetivos da pesquisa. Sugere-se que as repercussões da figura comunicativa do influenciador sob a perspectiva de cada um dos paradigmas que contribuem para a fundamentação teórico-metodológica desse fenômeno nos diferentes contextos socioculturais sejam estudadas com maior profundidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La inmersión de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en el sector turístico ha modificado la forma de comunicación en todos los ámbitos, uno de los más evidentes ha sido en la promoción turística en entornos virtuales. Cuestión que ha promulgado la implementación del influencer como una herramienta estratégica para transformar el diálogo que sea de interés para su comunidad de seguidores e incidir en sus intenciones de viaje. Mediante una revisión sistemática y análisis de contenido, este artículo reflexiona sobre los principales paradigmas teóricos de la comunicación: crítico, estructuralista y funcionalista, disponibles para el estudio de la comunicación persuasiva por parte de influencers en turismo. Mediante la recolección de artículos y libros sobre comunicación, se explican las características de cada paradigma, a fin de proponer nuevas perspectivas disponibles para el estudio del reciente fenómeno. Se concluye que, debido a la divergencia entre paradigmas, la elección de un paradigma dependerá del investigador y de los objetivos de la investigación. Se sugiere profundizar en las repercusiones que tiene la figura comunicativa del influencer desde la mirada de cada uno de los paradigmas que contribuyan a la fundamentación teórico-metodológica de este fenómeno en los diferentes contextos socioculturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The immersion of Information and Communication Technologies in the tourism sector has led to changes in forms of communication in all areas; one of the most evident has been in the promotion of tourism in virtual environments. This has led to the implementation of influencers, as a strategic tool for transforming the dialogue that is of interest to their community of followers, seeking to influence their travel intentions. Through a systematic review and content analysis, this article reflects on the main theoretical paradigms of communication: critical, structuralist and functionalist, available for the study of persuasive communication by influencers in tourism. Through the collection of articles and books on communication, the characteristics of each paradigm are explained, in order to propose new perspectives available for the study of the recent phenomenon. It is concluded that due to the divergence between paradigms, the choice of a paradigm will depend on the researcher and the research objectives. It is suggested that the repercussions of the communicative figure of the influencer be studied in greater depth, from the perspective of each of the paradigms that contribute to the theoretical-methodological foundation of this phenomenon, in different socio-cultural contexts.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br