Acessibilidade / Reportar erro

Morfologia polínica dos gêneros Irlbachia, Tachia, Voyria e Voyriella (Gentianaceae Juss.) ocorrentes na Reserva Florestal Adolpho Ducke (Amazonas, Brasil)

Foi realizado um estudo da morfologia polínica de espécies Gentianaceae Juss. ocorrentes na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Manaus, Brasil. Os grãos de pólen das espécies estudadas variaram morfologicamente quanto à unidade polínica (tétrades ou mônades), ao tamanho (pequenos, médios e grandes), à forma (oblata, suboblata, oblata-esferoidal, esférica, prolata-esferoidal e prolata, à polaridade (heteropolar, isopolar ou subisopolar), à simetria (bilateral ou radial) e ao número e tipo de aberturas (3-colporados e 1-3 porados). Quanto à ornamentação, foram reconhecidos grãos de pólen com sexina psilada nas espécies de Voyria, microrreticulada em Voyriella parviflora e reticulada heterobrocada em Tachia grandiflora e Irlbachia alata. A exina em I. alata mostrou grande variação na forma e tamanho dos lumens além da formação de clavas de tamanhos variados em áreas de mesocolpo e apocolpo. Em Tachia grandiflora, além de colpos longos, a exina heterobrocada apresentou um aumento do lúmen, em regiões do mesocolpo, diminuindo, consideravelmente, nas áreas do apocolpo. Nas espécies de Voyria, os grãos de pólen mostraram diferença quanto à forma, polaridade e ao número de aberturas, ocorrendo esferoidais, isopolares e 3-porados em Voyria spruceana; prolata/oval, heteropolares e 1-porados em Voyria tenella e oblato/elíptico (reniforme), heteropolares e 2-(3) porados em Voyria aphylla e Voyria caerulea. A variação na morfologia polínica e características exclusivas do gênero têm sugerido que Voyria seja tratada como um táxon único dentro de Gentianaceae.

Espécies neotropicais; Floresta amazônica; Palinologia; Taxonomia


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br