Acessibilidade / Reportar erro

Syntax Escore e Eventos Cardíacos Adversos Maiores em Pacientes com Suspeita de Doença Arterial Coronariana: Resultados de um Estudo de Coorte em Hospital Universitário no Sul do Brasil

Resumo

Fundamento:

A importância da anatomia coronariana na predição de eventos cardiovasculares é bem conhecida. O uso de escores anatômicos tradicionais na cineangiocoronariografia de rotina, entretanto, não foi incorporado à prática clínica. O SYNTAX escore (SXescore) é um sistema de escore que estima a extensão anatômica da doença arterial coronariana (DAC). Sua capacidade para predizer desfechos com base na cineangiocoronariografia diagnóstica de base ainda não foi testada.

Objetivo:

Avaliar o desempenho do SXescore para predizer eventos cardíacos adversos maiores (MACE) em pacientes encaminhados para cineangiocoronariografia diagnóstica.

Métodos:

Coorte prospectiva de 895 pacientes com suspeita de DAC encaminhados para cineangiocoronariografia diagnóstica eletiva de 2008 a 2011, em hospital universitário no Brasil. Os pacientes tiveram seus SXescores calculados e foram estratificados em três categorias: 'sem DAC significativa' (n = 495); SXescoreBAIXO-INTERMEDIÁRIO: < 23 (n = 346); e SXescoreALTO: ≥ 23 (n = 54). O desfecho primário foi composto de morte cardíaca, infarto do miocárdio e revascularização tardia. Os desfechos secundários foram MACE e morte por todas as causas.

Resultados:

Em média, os pacientes foram acompanhados por 1,8 ± 1,4 anos. Desfecho primário ocorreu em 2,2%, 15,3% e 20,4% nos grupos 'sem DAC significativa', SXescoreBAIXO-INTERMEDIÁRIO e SXescoreALTO, respectivamente (p < 0,001). Morte por todas as causas foi significativamente mais frequente no grupo de SXescoreALTO comparado ao grupo 'sem DAC significativa', 16,7% e 3,8% (p < 0,001), respectivamente. Após ajuste para fatores de confusão, todos os desfechos permaneceram associados com o SXescore.

Conclusão:

O SXescore prediz independentemente MACE em pacientes submetidos a cineangiocoronariografia diagnóstica. Seu uso rotineiro nesse contexto poderia identificar pacientes de pior prognóstico.

Palavras-chave:
Doença da Artéria Coronariana / epidemiologia; Probabilidade; Cineangiografia; Syntax Escore; Estudos de Coortes

Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br