Acessibilidade / Reportar erro

Novos Biomarcadores Cardiovasculares em Pacientes com Câncer de Mama Submetidas a Quimioterapia à Base de Doxorrubicina

Figura Central
: Novos Biomarcadores Cardiovasculares em Pacientes com Câncer de Mama Submetidas a Quimioterapia à Base de Doxorrubicina


Resumo

Fundamento

As doenças cardiovasculares (DCV) são relevantes para o manejo do tratamento do câncer de mama, uma vez que um número significativo de pacientes desenvolve essas complicações após a quimioterapia.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar novos biomarcadores cardiovasculares, sendo eles CXCL-16 (ligante de motivo C-X-C 16), FABP3 (proteína de ligação a ácidos graxos 3), FABP4 (proteína de ligação a ácidos graxos 4), LIGHT (membro da superfamília do fator de necrose tumoral 14/TNFS14), GDF-15 (fator de crescimento/diferenciação 15) , sCD4 (forma solúvel de CD14) e ucMGP (matriz Gla-proteína não carboxilada) em pacientes com câncer de mama tratadas com doxorrubicina (DOXO).

Métodos

Este estudo de caso-controle foi realizado em uma clínica oncológica, incluindo 34 mulheres com diagnóstico de câncer de mama tratadas com quimioterapia com DOXO e 34 mulheres controle, sem câncer ou DCV. Os marcadores foram determinados imediatamente após o último ciclo de quimioterapia. O nível de significância estatística adotado foi de 5%.

Resultados

O grupo com câncer de mama apresentou níveis mais elevados de GDF-15 (p<0,001), enquanto os indivíduos controle apresentaram níveis mais elevados de FABP3 (p=0,038), FABP4 (p=0003), sCD14 e ucMGP (p<0,001 para ambos). Correlações positivas foram observadas entre FABPs e IMC no grupo com câncer.

Conclusão

GDF15 é um biomarcador emergente com potencial aplicabilidade clínica neste cenário. FABPs são proteínas relacionadas à adiposidade, potencialmente envolvidas na biologia do câncer de mama. sCD14 e ucMGP estão envolvidos na calcificação inflamatória e vascular. Acima de tudo, a avaliação destes novos biomarcadores cardiovasculares pode ser útil no tratamento da quimioterapia do câncer de mama com DOXO.

Neoplasias da Mama; Doenças Cardiovasculares; Doxorrubicina; Biomarcadores

Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br