Acessibilidade / Reportar erro

TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL (GIST): RESULTADOS DA ÚLTIMA DÉCADA EM UMA INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIA NO SUL DO BRASIL

RESUMO - RACIONAL:

O Tumor estromal gastrointestinal (Gastrointestinal stromal tumor - GIST) é a neoplasia mesenquimal mais comum do trato digestivo, possui comportamento biológico variado e a principal forma de tratamento é a ressecção cirúrgica.

OBJETIVO:

analisar as características clínico-patológicas e a sobrevida de pacientes com GIST em uma instituição de referência para doenças oncológicas.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo observacional, longitudinal e retrospectivo de pacientes com diagnóstico de GIST de janeiro de 2011 a janeiro de 2020, analisando variáveis epidemiológicas e clínicas, estadiamento, ressecção cirúrgica, recidiva, uso de imatinibe e curvas de sobrevida global (SG) e sobrevida livre de doença (SLD).

RESULTADOS:

foram incluídos 38 pacientes, a maioria (58%) do sexo masculino, idade mediana de 62 anos. Os principais órgãos primários foram estômago (63%) e intestino delgado (17%). 24% tinham doença metastática ao diagnóstico. 76% receberam tratamento cirúrgico e 13% tratamento neoadjuvante. 47% dos pacientes receberam Imatinib como terapia adjuvante ou paliativa. A recorrência tumoral foi de 13%, mais comum no fígado. SG de 5 anos foi de 72,5% e SLD 47,1%. Os operados tiveram melhor SG (87,1% vs. 18,5%) e SLD (57,1% vs. 14,3%) em 5 anos. O tamanho do tumor igual ou maior que 5 cm não teve diferença na SG em 5 anos, mas SLD foi de 24,6%, em comparação com 92,3% dos tumores menores. Pacientes em terapia neoadjuvante e/ou em uso de imatinibe não apresentaram diferenças significativas.

CONCLUSÕES:

O tratamento cirúrgico com margens adequadas permite o melhor ganho de sobrevida, e o uso de Imatinibe em casos mais avançados tem equidade prognóstica com tumores em estágio menos avançado. O tratamento de tumores metastáticos parece promissor, necessitando de mais estudos.

DESCRITORES:
Tumores do Estroma Gastrointestinal; Mesilato de Imatinib; Oncologia Cirúrgica; Procedimentos Cirúrgicos do Aparelho Digestivo; Análise de Sobrevida

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com