Acessibilidade / Reportar erro

OS TUMORES ESOFÁGICOS, GÁSTRICOS E COLORRETAIS E AS ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIAS E COLONOSCOPIAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): QUAL A IMPORTÂNCIA?

RESUMO - RACIONAL:

Os tumores de esôfago, estômago e colorretal têm como principal exame diagnóstico as esofagogastroduodenoscopias e colonoscopias.

OBJETIVO:

Avaliar as estimativas de incidências de câncer de esôfago, estômago e colorretal, o crescimento populacional, e as esofagogastroduodenoscopias e colonoscopias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 2010 a 2018, nas cinco regiões do país e a relação entre esses valores.

RESULTADOS:

O tumor colorretal teve elevação significativa, enquanto os esofágicos e gástricos mantiveram as incidências. Nas cinco regiões foi registrado elevação significativa do número de colonoscopias, entretanto, essa elevação não acompanhou a elevação da população nas regiões Norte e Nordeste. Não ocorreu elevação significativa do número de esofagogastroduodenoscopias nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e na região Norte ocorreu diminuição. Na região Nordeste ocorreu número decrescente e nas regiões Sul e Centro-Oeste o número de exames manteve-se estável no período. A região Sudeste registrou elevação do número de exames acompanhando o crescimento população.

CONCLUSÃO:

O número atual de esofagogastroduodenoscopias e colonoscopias realizadas pelo SUS, não acompanhou o crescimento populacional, para atender a população e diagnosticar os tumores de esôfago, estômago e colorretais. Portanto, o país necessita ter um planejamento adequado e estratégico de como irá suprir a demanda desses exames e bem atender a população, incorporando as novas tecnologias.

DESCRITORES:
Neoplasias esofágicas; Neoplasias gástricas; Neoplasias colorretais; Endoscopias; Colonoscopia; População

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com