Acessibilidade / Reportar erro

PANCREATECTOMY AND HEPATECTOMY: RESSECÇÃO CIRÚRGICA COMBINADA DE TUMOR PSEUDOPAPILAR SÓLIDO DO PÂNCREAS COM METÁSTASES HEPÁTICAS

RESUMO

RACIONAL:

O tumor sólido pseudopapilar do pâncreas tem sido relatado na literatura com mais frequência nas últimas duas décadas. A cirurgia continua sendo o tratamento indicado, sendo o fígado o local mais frequente de metástases.

OBJETIVOS:

Apresentar a opção de tratamento cirúrgico de paciente feminino, 18 anos, com lesão sólida no corpo e cauda do pâncreas associada a lesões metastáticas em ambos os lobos hepáticos.

MÉTODOS:

Dois procedimentos cirúrgicos foram agendados. No primeiro procedimento foi realizada pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia, associada à ressecção de 3 lesões do lobo esquerdo do fígado. A hepatectomia direita foi realizada seis meses após, evoluindo sem complicações.

RESULTADOS:

O paciente continua sem queixas clínicas no último retorno, e a ressonância magnética do abdomem realizada 28 meses após o segundo procedimento não mostra lesões hepáticas ou na cavidade abdominal.

CONCLUSÕES:

O conhecimento do comportamento biológico dos tumores, a evolução e os riscos de recidiva, permitem a indicação de técnicas cirúrgicas mais racionais e que melhor beneficiam os pacientes.

DESCRITORES:
Neoplasias pancreáticas; Metástase Neoplásica; Neoplasias Hepáticas; Neoplasias Abdominais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com