Acessibilidade / Reportar erro

TRATAMENTO CIRÚRGICO NO CÂNCER GÁSTRICO ESTÁGIO CLÍNICO IV: UMA COMPARAÇÃO DE DIFERENTES PROCEDIMENTOS E RESULTADOS DE SOBREVIDA

RESUMO - RACIONAL:

Mesmo no câncer gástrico (CG) em estágio clínico IV (ECIV), procedimentos cirúrgicos podem ser necessários para aliviar sintomas ou na tentativa de melhorar a sobrevida. No entanto, a sobrevida limitada desses pacientes levanta dúvidas sobre quem realmente se beneficiaria.

OBJETIVO:

Analisar os resultados cirúrgicos do CG ECIV tratado com procedimentos cirúrgicos sem intenção curativa.

MÉTODOS:

Análise retrospectiva dos pacientes com CG ECIV submetido a procedimentos cirúrgicos, incluindo: ressecção tumoral, bypass, jejunostomia e laparoscopia diagnóstica. Pacientes submetidos à gastrectomia curativa serviram como grupo de comparação.

RESULTADOS:

Os procedimentos cirúrgicos em ECIV foram realizados em 363 pacientes. Comparado à cirurgia curativa (680 pacientes), os pacientes em ECIV apresentaram maior taxa de comorbidades e classificação ASA III/IV. Os procedimentos cirúrgicos realizados foram: 107 (29,4%) bypass (partição/anastomose gastrojejunal), 85 (23,4%) jejunostomias, 76 (20,9%) ressecções e 76 (20,9%) laparoscopias diagnósticas. Em relação às características dos pacientes, os ressecados apresentaram predomínio de metástases distantes (p=0,011); os de bypass associaram-se a doença em mais de um sítio (p<0,001); e os laparoscópicos, metástases peritoneais (p<0,001). A sobrevida global mediana de acordo com o tipo de cirurgia foi: ressecção (13,6 meses), bypass (7,8 meses), jejunostomia (2,7 meses) e diagnóstica (7,8 meses) (p<0,001). Na análise multivariada, níveis baixos de albumina, mais de um sítio de doença, jejunostomia e laparoscopia associaram-se a pior sobrevida.

CONCLUSÃO:

Pacientes em ECIV ressecados apresentam melhor sobrevida, enquanto aqueles submetidos à jejunostomia e laparoscopia diagnóstica tiveram piores resultados. A identificação adequada dos pacientes que se beneficiariam com a ressecção cirúrgica pode melhorar a sobrevida e evitar procedimentos pouco eficazes.

DESCRITORES:
Neoplasias gástricas; Gastrectomia; Metástase neoplásica; Derivação gástrica; Jejunostomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com