Acessibilidade / Reportar erro

CLIPES DE TITÂNIO PARA O FECHAMENTO DO RETALHO PERITONEAL DURANTE A CORREÇÃO DE HÉRNIA INGUINAL VIDEOLAPAROSCÓPICA

RESUMO

RACIONAL:

A via de acesso laparoscópica para correção de hérnia inguinal tem sido amplamente empregada desde sua introdução na década de 1990. Como etapa do procedimento, o cirurgião deve acessar o espaço pré-peritoneal por meio de uma incisão no peritônio, criando uma adequada dissecção para a colocação da tela. Ao final do procedimento, o retalho peritoneal deve ser fechado para evitar aderências. Existem vários métodos para fechar o peritônio.

OBJETIVOS:

Propor um método simples para o fechamento do flap peritoneal, utilizando clipes de titânio, expondo suas vantagens e desvantagens.

METHODS:

Descrição da técnica de fechamento do peritônio, utilizando clips de titânio, nos últimos 15 anos.

RESULTADOS:

O pneumoperitôneo foi reduzido até uma pressão de 7mmHg; em seguida, as duas bordas do retalho peritoneal foram aproximadas e, com auxílio de uma pinça Maryland, foram mantidas unidas; o clipe de titânio foi utilizado para o fechamento do retalho. A técnica foi repetida ao longo de toda a incisão peritoneal, até o seu fechamento completo.

CONCLUSÕES:

O uso de clipes de titânio mostrou-se um método rápido, barato e eficaz no fechamento do flap peritoneal nas hernioplastias inguinais videolaparoscópicas, sem grandes ou recorrentes complicações relatadas. Portanto de um método eficaz e seguro para o fechamento do defeito peritoneal.

DESCRITORES:
Hérnia; Hérnia Inguinal; Laparoscopia; Titânio; Instrumentos Cirúrgicos

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com