Acessibilidade / Reportar erro

REFAZER FUNDOPLICATURA LAPAROSCÓPICA, REFAZER FUNDOPLICATURA A NISSEN OU TOUPET COMBINADA COM GASTRECTOMIA DISTAL EM Y-ROUX PARA TRATAMENTO DE RECIDIVA APÓS FUNDOPLICATURA A NISSEN

RESUMO

RACIONAL:

A fundoplicatura de Nissen laparoscópica falha em controlar o refluxo gastroesofágico em quase 15% dos pacientes e a maioria deles deve ser reoperada devido aos sintomas. Diferentes técnicas cirúrgicas têm sido sugeridas.

OBJETIVOS:

Apresentar os resultados pós-operatórios de pacientes submetidos a 3 procedimentos diferentes: Reoperação e fundoplicatura de Nissen laparoscópica apenas (Grupo A), reoperação e fundoplicatura de Nissen laparoscópica combinado com gastrectomia distal (Grupo B) ou reoperação e conversão para Toupet laparoscópico combinado com gastrectomia distal e reconstrução em Y-Roux (Grupo C).

MÉTODOS:

estudo prospectivo incluindo 77 pacientes submetidos inicialmente a fundoplicatura de Nissen laparoscópica que apresentaram recidiva do refluxo gastroesofágico após a operação. Eles foram avaliados antes e após a reoperação com questionário clínico e estudos funcionais específicos. Reestabelecida a anatomia da junção esôfago-gástrica, procedeu-se às referidas cirurgias. Nenhum paciente perdeu seguimento.

RESULTADOS:

Os sintomas persistentes foram observados com maior frequência nos pacientes dos Grupos A ou B, associados à estenose da fundoplicatura, fundoplicatura intratorácico ou fundoplicatura torcida. No Grupo C, os sintomas recorrentes associados a essa alteração anatômica foram observados com pouca frequência. Esfincter esofágico inferior incompetente foi confirmado em 57,7% dos pacientes pertencentes ao Grupo A em comparação com 17,2% após fundoplicatura de Nissen laparoscópica combinado com gastrectomia distal, e 26% após a Toupet laparoscópico combinado com gastrectomia distal e reconstrução em Y-Roux. Nesse grupo, apesar do alto percentual de pacientes com esfincter esofágico inferior incompetente, 8,7% apresentaram refluxo ácido anormal após a cirurgia.

CONCLUSÕES:

As técnicas de Nissen ou Toupet combinados com a gastrectomia distal em Y de Roux são seguras e eficazes para o manejo da falha da fundoplicatura a Nissen. A técnica de Toupet é preferível para pacientes que sofrem principalmente com disfagia e dor.

DESCRITORES:
Refluxo Gastroesofágico; Recidiva; Fundoplicatura; Laparoscopia; Gastrectomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com