Acessibilidade / Reportar erro

PANDEMIA DE COVID-19 E EDUCAÇÃO CIRÚRGICA DE RESIDENTES DA AMÉRICA LATINA. QUE ESTRATÉGIAS SURGIRAM PARA SE ADAPTAR A ESTA NOVA ERA?

RESUMO

RACIONAL:

A pandemia de COVID-19 teve um efeito negativo na educação cirúrgica na América Latina, diminuindo o treinamento cirúrgico dos residentes e a prática clínica supervisionada.

OBJETIVOS:

Identificar estratégias que foram propostas ou implementadas para adaptar o treinamento cirúrgico e a prática clínica supervisionada às limitações relacionadas ao COVID-19 na América Latina.

MÉTODOS:

Foi realizada revisão de literatura entre abril-maio de 2021, dividida em duas buscas. O primeiro procurou identificar estratégias de adaptação em América Latina para treinamento cirúrgico e prática clínica supervisionada. A segunda foi realizada como complemento para identificar metodologias propostas no resto do mundo.

RESULTADOS:

Na primeira busca, foram selecionados 16 dos 715 artigos. Na segunda, foram selecionados 41 dos 1.637 artigos. Estratégias adaptativas propostas na América Latina com foco em videoconferência e simulação. No resto do mundo, foram sugeridas análises críticas remotas de cirurgias gravadas/ao vivo, tele-mentoria intra-cirúrgica e gravação de cirurgia com feedback pós-operatório.

CONCLUSÕES:

Múltiplas estratégias de adaptação para educação cirúrgica durante a pandemia de COVID-19 foram propostas na América Latina e no resto do mundo. Há uma oportunidade de implementar novas estratégias a longo prazo para treinamento cirúrgico e prática clínica supervisionada, embora mais estudos prospectivos sejam necessários para gerar recomendações baseadas em evidências.

DESCRITORES:
COVID-19; SARS-CoV-2; Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios; Educação

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com