Acessibilidade / Reportar erro

ABORDAGEM TERAPÊUTICA DA DOENÇA HIDÁTICA COMPLICADA: PAPEL DA COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA NA COLANGIOHIDATIDOSE

RESUMO

RACIONAL:

A doença hidática, uma infestação parasitária causada pelas larvas de Echinococcus granulosus, é uma doença infecciosa endêmica em diferentes áreas como Índia, Austrália e América do Sul. O fígado é conhecido como o órgão mais comumente afetado pela hidatidose, podendo apresentar uma grande variedade de complicações como trânsito hidático hepato-torácico, superinfecção do cisto, disseminação intra-abdominal e comunicação do cisto biliar com extravasamento de material parasitário para o ducto biliar ou também chamada de colangio-hidatidose O ser humano é considerado um hospedeiro intermediário, exposto a essas larvas pela contaminação mão-boca das fezes de cães infectados.

OBJETIVO:

Destacar o papel da endoscópica por colangiopancreatografia retrógrada em pacientes com colangite aguda secundária à colangio-hidatidose.

MÉTODOS:

Considerando os achados de imagem, em paciente feminina de 36 anos de idade, com imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética mostrando uma lesão cística complexa no segmento hepático VI, com múltiplas vesículas internas e um defeito de parede cística que se comunica com a árvore biliar intra-hepática foi realizada drenagem biliar endoscópica por colangiopancreatografia retrógrada com papilotomia, levando à descarga de múltiplos cistos obstrutivos e areia hidática da via biliar principal.

RESULTADOS:

Os achados clínicos e laboratoriais melhoraram após a drenagem, com alta hospitalar sob tratamento antiparasitário oral antes da ressecção cirúrgica completa do cisto hidático hepático.

CONCLUSÕES:

A endoscópica por colangiopancreatografia retrógrada é um método seguro e útil para o tratamento das complicações biliares da hidatidose hepática, devendo ser considerado o procedimento de primeira linha para drenagem biliar nos casos de colangio-hidatidose que envolve colangite aguda secundária.

DESCRITORES:
Echinococcus; Equinococose; Doenças dos Ductos Biliares; Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com