Acessibilidade / Reportar erro

ACUIDADE DA ELASTOGRAFIA NA AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA ESTEATOSE E FIBROSE HEPÁTICAS NO PÓS-OPERATÓRIO PRECOCE PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

RESUMO

RACIONAL:

A esteatose hepática não alcoólica é encontrada na maioria dos pacientes com obesidade e tem forte associação com a síndrome metabólica. O bypass gástrico em Y de Roux e a gastrectomia vertical são as duas técnicas de cirurgia bariátrica. Pacientes que são submetidos a cirurgia bariátrica tem regressão da esteatose hepática não alcoólica devido a redução do índice de massa corpórea e mudanças dos hormônios incretínicos.

OBJETIVOS:

analisar a acuidade da elastografia na regressão da esteatose e fibrose hepáticas em pacientes obesos submetidos a bypass gástrico em Y de Roux e gastrectomia vertical dois meses após a cirurgia.

MÉTODOS:

Pacientes em pré-operatório de cirurgia bariátrica foram submetidos a avaliação antropométrica e elastografia hepática para quantificação de fibrose e esteatose hepática. Dois meses após a cirurgia, a mesma avaliação foi realizada novamente.

RESULTADOS:

Dezessete pacientes preencheram todos os critérios de inclusão no estudo. Nove foram submetidos a gastrectomia vertical e 8 a bypass gástrico em Y de Roux. O grupo bypass gástrico em Y de Roux apresentou níveis de fibrose mais baixos no pós-operatório em comparação com o pré-operatório, (p=0,029, p<0,05). Quanto à esteatose, os pacientes que realizaram bypass gástrico em Y de Roux apresentaram valores menores no pós-operatório (p=0,01, p<0,05). No grupo gastrectomia vertical, também houve redução da fibrose no pós-operatório em relação ao pré-operatório (p=0,037, p<0,05).

CONCLUSÕES:

A elastografia mostrou acuidade para demonstrar diminuição da esteatose e fibrose hepáticas, no pós-operatório precoce de cirurgia bariátrica. Além disso, bypass gástrico em Y de Roux e gastrectomia vertical são métodos cirúrgicos adequados para melhorar a esteatose e fibrose hepática em um período de 2 meses de pós-operatório.

DESCRITORES:
Hepatopatia Gordurosa não Alcoólica; Cirurgia Bariátrica; Cirrose Hepática

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com