Acessibilidade / Reportar erro

A SEQUÊNCIA ANATÔMICA DA ANASTOMOSE GÁSTRICA E BILIAR NA RECONSTRUÇÃO DA PANCREATODUODENECTOMIA É A CAUSA DE AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE COLANGITE? APRESENTAÇÃO DE VARIANTE TÉCNICA E RESULTADOS INICIAIS

RESUMO - RACIONAL:

Múltiplas são as propostas de reconstrução do trânsito digestivo após as pancreadoduodenectomias. A anastomoses biliar posicionada antes da anastomose gástrica oferece argumentos de evitar refluxo e colangite pós-operatória.

OBJETIVOS:

apresentar a técnica de continuidade gástrica e biliar com sequência anatômica após pancreatoduodenectomia em portadores de adenocarcinoma de pâncreas e avaliar os resultados em uma série inicial de casos.

MÉTODOS:

Foram utilizadas duas técnicas, uma com reconstrução em Y de Roux e pancreaticojejunostomia e outra com alça única de jejuno e pancreatogastroanastomose. Em ambos, a anastomose gástrica foi colocada antes da biliar. E análise de dados demográficos, dilatação do ducto de Wirsung e ducto biliar comum, uso de drenagem percutânea e complicações pós-operatórias.

RESULTADOS:

Foram operados 7 doentes: 4 homens e 3 mulheres, com média de idade de 62 anos. Todos os casos apresentavam dilatação do ducto de Wirsung e ducto biliar comum. Em 4 dos casos foi realizada drenagem biliar externa percutânea. Ocorreram 3 complicações pós-operatórias, 1 esvaziamento gástrico retardado e 2 infecções de ferida operatória. Durante o acompanhamento médio de 12 meses, não foram registrados episódios de colangite.

CONCLUSÕES:

Porcentagens elevadas de colangite são relatadas nas diferentes reconstruções após pancreatodudenectomias, sendo difícil atribuir de forma absoluta o refluxo como a principal etiologia. As reconstruções gástrica e biliar propostas são mais harmoniosas, além de facilitar o acesso endoscópico posterior. Seguimento tardio e número maior de casos, pode esclarecer se a etiologia da colangite pós-operatória pode ser o refluxo ou a outros fatores não relacionados à ordem das anastomoses.

DESCRITORES:
Pancreaticoduodenectomia; Complicações Pós-Operatórias; Colangite; Anastomose Cirúrgica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com