Acessibilidade / Reportar erro

Antigos e novos indicadores antropométricos como preditores de resistência à insulina em adolescentes

Old and new anthropometric indices as insulin resistance predictors in adolescents

Objetivo

Apesar da importância da resistência à insulina (RI) no desenvolvimento de doenças crônicas, seu diagnóstico envolve demandas invasivas. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos alternativos para predizer RI na prática clínica, sendo os indicadores antropométricos uma alternativa. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar o comportamento desses indicadores com relação ao HOMA-IR (Homeostasis Model Assessment of Insulin Resistance). Materiais e métodos: Coletaram-se peso, altura e circunferência da cintura de 148 adolescentes. A partir destes, calcularam-se índice de massa corporal (IMC), índice de massa corporal invertido (IMCi), relação cintura-estatura (RCE) e índice de conicidade (IC). Coletaram-se ainda dados de composição corporal (percentual de gordura corporal – %GC), por meio de bioimpedância elétrica, e dados bioquímicos (glicemia e insulinemia de jejum) empregados no cálculo do HOMA-IR. O ponto de corte para o HOMA-IR adotado foi de 2,39±1,93. A análise estatística envolveu a correlação de Spearman, a construção de modelos de regressão linear múltiplos e curvas ROC (Receiver Operating Characteristic), com IC de 95%. Utilizou-se o pacote estatístico SPSS v.18.0, considerando p<0,05 como nível de significância.

Resultados

Todos os indicadores antropométricos estavam estatisticamente correlacionados de forma positiva ao HOMA-IR. A curva ROC mostrou que CC, RCE e IC, nesta ordem, apresentaram-se mais eficazes em predizer RI.

Conclusão

Entre os indicadores estudados, aqueles relacionados ao acúmulo de gordura central parecem os mais indicados para predizer RI.

Antropometria; resistência à insulina; adolescente; composição corporal


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br