Acessibilidade / Reportar erro

Crises glaucomatociclíticas. Relato de seis casos1 1 Da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Serviço do Professor Jorge A. F. Caldeira).

Glaucomatocyclitic crises. Report of six cases.

RESUMO

Esse trabalho apresenta seis pacientes portadores de crises glaucomatociclíticas. Cada paciente apresentou crises recorrentes e unilaterais de elevação aguda da PIO associada a discreta ciclite. Os sintomas em cada crise foram desproporcionalmente pequenos para os níveis pressóricos medidos e os sinais congestivos eram discretos. A duração de cada crise variou de dois dias a três semanas e todos os episódios responderam a medicação antiglaucomatosa e antiinflamatória. A despeito das múltiplas crises os pacientes não desenvolveram defeitos de campo visual e a escavação do disco óptico aumentou em apenas dois pacientes. Num destes foi documentada a associação com glaucoma crônico simples.

Uma particularidade observada foi a presença de dois alcoólatras na casuística sendo que um referia que suas crises eram desencadeadas por grandes ingestões alcoólicas.

Foi utilizada em alguns pacientes a profiIaxia com indometacina ou tropicamida tópica, mas a efetividade dessas drogas em prevenir novas crises foi duvidosa.

Palavras-chaves:
Glaucoma secundário; Glaucoma agudo; Pressão intra-ocular; Glaucoma

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br