Acessibilidade / Reportar erro

Variações vasculares da cabeça do nervo óptico no glaucoma pseudoesfoliativo e primário de ângulo aberto

Resumo

Objetivo:

Atribuir variações microvasculares à cabeça do nervo óptico no glaucoma pseudoesfoliativo e primário de ângulo aberto, e definir a relação entre a densidade dos vasos e a espessura da camada de fibras nervosas da retina.

Métodos:

Este estudo foi projetado como observacional e transversal. Foram incluídos 72 olhos com glaucoma primário de ângulo aberto, 41 olhos com glaucoma pseudoesfoliativo e 60 olhos saudáveis. Foram obtidas imagens do nervo óptico centralizadas na cabeça do nervo com 4,5 × 4,5 mm de tamanho de varredura. A densidade vascular foi avaliada em toda a imagem, na área peripapilar, dentro do disco óptico e em todos os quadrantes setoriais.

Resultados:

Em todas as regiões, a densidade vascular foi menor em ambos os grupos com glaucoma que nos olhos saudáveis (p<0,05 para todas as variáveis). Em ambos os grupos com glaucoma, a densidade vascular mostrou resultados semelhantes nos setores nasal inferior, inferior nasal e temporal inferior (respectivamente, p=0,157, p=0,128 e p=0,143). Os olhos com glaucoma pseudoesfoliativo mostraram densidade vascular acentuadamente menor que nos olhos com glaucoma primário de ângulo aberto em todas as outras regiões (p<0,05). A espessura média da camada de fibras nervosas da retina demonstrou uma correlação positiva com a densidade vascular em todos os setores peripapilares em ambos os grupos com glaucoma (p<0,05 para todas as variáveis).

Conclusões:

A redução da densidade vascular foi correlacionada a uma redução da espessura da camada de fibras nervosas da retina em ambos os grupos com glaucoma. A densidade vascular reduzida na cabeça do nervo óptico poderia ser usada para provar patologias microvasculares e possíveis alterações isquêmicas responsáveis por uma evolução mais rápida e um prognóstico pior no glaucoma pseudoesfoliativo.

Descritores:
Disco óptico; Glaucoma de ângulo aberto; Fibras nervosas; Vasos retinianos; Tomografia de coerência óptica; Angiografia por tomografia computadorizada

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br