Acessibilidade / Reportar erro

Expressão da proteína de especificidade 1 e colágeno I em tecidos pterigiais primários

RESUMO

Objetivo:

Determinar os perfis de expressão do fator de transcrição da proteína de especificidade 1 e do colágeno I em tecidos pterigiais primários e conjuntivais normais, e explorar o papel da proteína de especificidade 1 e colágeno I no desenvolvimento pterigial.

Métodos:

Foram coletados os tecidos pterigiais de 20 pacientes submetidos à ressecção de tecido de pterígio primário em nosso hospital no período de junho de 2016 a dezembro de 2017 e os tecidos conjuntivais de 10 pacientes com enucleação por trauma. A reação em cadeia da polimerase quantitativa de transcriptase reversa e a análise de Western blot foram utilizadas para detectar os níveis de expressão relativa da proteína de especificidade 1 e colágeno tipo I nos níveis de mRNA e proteína.

Resultados:

O conteúdo de especificidade da proteína 1 e do mRNA e proteína do colágeno I foi significativamente maior no tecido de pterígio primário do que no tecido conjuntival (p<0,05). Houve correlação positiva entre os níveis de mRNAs e proteína de especificidade 1 e colágeno I nos tecidos primários do pterígio (proteínas: r=1, p<0,05; mRNA: r=1, p<0,05).

Conclusão:

A proteína de especificidade 1 e do colágeno I é expressa nos tecidos conjuntivais e pterigiais normais, mas a expressão é significativamente maior no segundo. A especificidade da proteína 1 e do colágeno I pode ser envolvida na regulação do desenvolvimento do pterígio primário.

Descritores:
Pterígio; Túnica conjuntiva; Fator de transcrição Sp1; Colágeno tipo I

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br