Acessibilidade / Reportar erro

Resultados de 18 meses da técnica double fanged com sutura de 5-0 polipropileno para fixação transescleral de saco capsular em cataratas subluxadas

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a estabilidade e eficácia da técnica double-flanged com sutura de 5-0 polipropileno para fixação de cataratas subluxadas aos 18 meses e as possíveis complicações desta nova técnica.

Métodos:

Esta técnica utiliza um monofilamento de polipropileno 5-0 para criar dois flanges com um termocautério para fixar um Segmento de Tensão Capsular na esclera a fim de estabilizar o saco capsular subluxado. Esta técnica foi implementada em 17 olhos que necessitavam do implante de lente intraocular em casos de diálise zonular devido a trauma, síndrome de Marfan, microesferofacia, subluxação idiopática ou pós-facoemulsificação que provocou subulxação do saco capsular intraoperatória.

Resultados:

O seguimento dos pacientes foi de 18 meses. A acuidade visual corrigida melhorou significativamente de 0,85 para 0,39 (logMAR), enquanto os erros de refração esféricos e cilíndricos e a pressão intraocular permaneceram estáveis. Nenhuma fotodegradação de sutura ou pseudofacodonese foi encontrada.

Conclusão:

A técnica double-flanged para fixação transescleral de saco capsular com sutura de 5-0 polipropileno mostrou resultados de estabilidade de longo prazo para o complexo lente/saco capsular. Então, aparenta ser uma opção segura para cirurgia de catarata, sem necessidade pontos, em olhos com fraqueza zonular ou diálise.

Descritores:
Catarata; Facoemulsificação; Lente intraocular; Técnica de sutura; Acuidade visual

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br