Acessibilidade / Reportar erro

Os efeitos da azitromicina tópica, moxifloxacina e iodopovidona na flora bacteriana conjuntival em injeções intravítreas

RESUMO

Objetivo:

Comparar os efeitos de iodopovidona tópico a 5% com azitromicina e moxifloxacina profiláticas sobre a flora bacteriana em pacientes submetidos à injeção intravítrea.

Métodos:

Um total de 132 pacientes foram aleatoriamente designados para receber tratamento com azitromicina ou moxifloxacina ou nenhum tratamento (grupo controle). No total, 528 amostras foram obtidas no momento na admissão, 4 dias antes da injeção intravítrea, 4 dias após a injeção intravítrea e 8 dias após a injeção intravítrea. As amostras foram imediatamente enviadas para o laboratório de microbiologia para incubação.

Resultados:

O microorganismo mais frequentemente observado foi o Staphylococcus coagulase-negativo (23,8%). Quando os resultados das amostras obtidas no dia 4 antes da injeção foram avaliados, o crescimento do Staphylococcus coagulase-negativo foi significativamente menor no grupo mo xifloxacina, em comparação com os controles (p=0,049). Acinetobacter baumannii continuou a crescer após a administração de azitromicina (p=0,033). Quando os resultados de 4 dias após a injeção intravítrea foram avaliados, o crescimento do Staphylococcus coagulase-negativo foi maior no controle, em comparação com pacientes que receberam azitromicina ou moxifloxacina (p=0,004). A taxa de erradicação também foi significativamente maior no grupo moxifloxacina do que no grupo controle (p=0,001). As amostras obtidas no dia 8 após injeção intravítrea mostraram níveis semelhantes de crescimento bacteriano em todos os grupos (p=0,217).

Conclusão:

A moxifloxacina foi mais eficaz do que 5% de iodopovidona no controle do crescimento da flora bacteriana conjuntival. O uso de moxifloxacina em combinação com 5% de iodopovidona resultou em um efeito sinérgico.

Descritores:
Azitromicina; Conjuntiva/microbiologia; Injeção intravítrea; Moxifloxacina; Iodopovidona

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br